quinta-feira, 26 de abril de 2012

O JOGO ORTOGRÁFICO!

Os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização!
Hoje sabemos que o jogo adequadamente orientado é poderoso fator de aprendizagem, não é um passatempo, quando usado com objetivos definidos!
Segundo Vigoski ,o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, sua curiosidade é estimulada adquire iniciativa, autoconfiança, desenvolve o pensamento, a linguagem e a concentração!
Através do lúdico, muitos problemas podem ser resolvidos! Quando transformamos nossa atividade em jogo 50% dos objetivos são alcançados! O jogo desperta o interesse da criança por conteúdos como a ortografia!
Professor! Se você acha que jogar em sala de aula é perda de tempo, está perdendo excelente oportunidade na formação de seus alunos!
Jogar desenvolve a autodisciplina, o respeito pelos outros, a autocrítica, ao mesmo tempo que utiliza habilidades visuais, auditivas e motoras, sendo excelente recurso para corrigir e sanar deficiências na escrita
SUGESTÕES DE JOGOS:
Sacola da Ortografia! O professor prepara fichas com as palavras em estudo.Coloca em uma sacolinha!
A turma é dividida em duas equipes! O quadro é dividido em duas partes! São chamados um aluno de cada equipe. O aluno da equipe A escreve no quadro a palavra retirada da sacola e o professor pergunta aos alunos da equipe B: A palavra está correta? Em caso de acerto a equipe A ganha um ponto. Se estiver errada a equipe B, escreve a palavra e ganha o ponto!
Outro jogo fácil de de ser realizado em sala de aula e que motiva bastante os alunos é o jogo da Forca, bem conhecido por todos e o Bingo de Palavras. Neste jogo é importante que os alunos preencham as cartelas copiando e escolhendo 15 palavras  de 30 em estudo, que o professor escreve no quadro de giz!

Nenhum comentário: