Escrever com correção é fruto de eficaz aprendizagem desde o início da alfabetização!
Será que se ensina ortografia? Escrita correta não será resultado de treinamento? Fruto de atividades de fixação?
Uma das maiores dificuldades da Língua Portuguesa se situa na grafia das palavras. A correlação letra/fonema é deveras incoerente! Mesmo fonema é grafado de diferentes maneiras: letras diferentes /combinações de letras, exemplo:/s/ sei, crescer, cresço, assassino, cedo, caça, excelente, auxílio, exsudar e paz, o que causa dúvidas na maioria das pessoas!
A ortografia precisa ser trabalhada diariamente em sala de aula, de forma sistemática ou incidental!
Ensinar ortografia a partir de regras ortográficas está totalmente superado!
A pessoa se habitua a escrever de forma correta ou incorreta, adquire automatismos. É um processo essencialmente mecânico, onde o exercício e o constante treinamento para a formação de imagens visuais, auditivas e motoras exercem papel preponderante.
É necessário que o professor tenha presente no processo ensino- aprendizagem, os vários tipos de aprendizagem, variando os estímulos visuais, auditivos e motores.
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