sábado, 21 de abril de 2012

ORTOGRAFIA

PROFESSOR!
Quantas vezes você tem enfrentado sérios problemas de ortografia  em sua sala de aula? Quantas vezes tem comentado com seus colegas como seus alunos cometem erros na escrita? Trocam letras, deixam de acentuar palavras?
A escrita ao lado da linguagem oral é um instrumento necessário para que a pessoa possa atuar na sociedade, atendendo as exigências da atualidade.
A escrita correta é a imagem refletida do indivíduo! Representa sua cultura, conhecimento e domínio da língua!
Considero, que o trabalho com a ortografia deve ser um dos objetivos essenciais nas séries iniciais do Ensino Fundamental!
Escrever corretamente é fruto de atividades realizadas com base nos 4 aspectos que envolvem a linguagem: Falar, Ouvir, Ler e Escrever!
É responsabilidade sua, Professor, oportunizar atividades que favoreçam a aquisição de mecanismos de fixação da grafia correta!
É importante salientar que nem sempre seus alunos cometem erros na grafia por falta de atenção ou desinteresse. Outros motivos podem existir para cometerem tantos erros na escrita, como problemas de Disortografia, que os levam a cometer erros específicos como: Substituições de letras p/b t/d f/v c/g s/c ss/ç; Omissões de letras, de palavras, de sílabas; Rotações: p/b b/p p/q p/d q/d (bado/dado); Inversões: (los/sol)  (paria/praia) Acréscimos: (muinto/ teim) e Dissociação: (relam pago), bem como, omissão de acentos, pontuação, troca de letras maiúsculas e minúsculas e separação no final da linha.
Quando o aluno apresentar estas dificuldades, ele necessita além das atividades de recuperação, encaminhamento para atendimento especializado.



Nenhum comentário: