- substituição das letras : (D/T S/C X/CH etc...)
- omissões : (balea /baleia )
- acréscimos :(ritimo /rítmo
- transposição: (tocovelo /cotovelo)
- De origem auditiva: quando as substituições de letras se dão a nível de sons acústicamente próximos, ou seja, fonemas que se opõem pelo traço de sonoridade (sonoro/surdo).Exemplos:P/B =pola/bola T/D =tato/dado F/V=fome/vome X/CH - J/G=juva/chuva
- De origem visual: mais freqüentes que os auditivas, refletem falhas na percepção e na memória visual. Exemplos: S/ C/ SS/ Ç/SC/ X/ M/N/ J/G L/U X/Z/S
Um fonema pode ser representado por vários grafemas:
O som do S é grafado por S/ SS/ C/ Ç/ SC/ SÇ/ X
Um fonema possui fonemas diversos:
O X com som de CH/S/Z/CS
PROFESSOR: Para se caracterizar uma criança como disortográfica, deve-se observar o nível de escolaridade, freqüência e tipo de erro.
Este dignóstico pode ser feito através de ditados e na produção de textos.
2 comentários:
Bom dia
estaria mais interessado num processo de recuperação do problema, do que na identificação do mesmo.
Não aceitando (mea culpa?) que a minha filha seja disléxica, ou deificiente, reconheço que ela tem problemas com algumas letras e fonemas, BEM específicos.
Que mecanismos são adequados para a correcção dos mesmos? que podem os pais fazer?
Procure acompanhamento fonoaudiológico ou psicopedagógico.
Boa sorte
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