quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DISORTOGRAFIA

Caracteriza-se de uma maneira geral, por erros na transformação do som no símbolo gráfico, ocasionando:
  • substituição das letras : (D/T S/C X/CH etc...)
  • omissões : (balea /baleia )
  • acréscimos :(ritimo /rítmo
  • transposição: (tocovelo /cotovelo)
Pode-se classificar a disortografia em dois tipos:
  • De origem auditiva: quando as substituições de letras se dão a nível de sons acústicamente próximos, ou seja, fonemas que se opõem pelo traço de sonoridade (sonoro/surdo).Exemplos:P/B =pola/bola T/D =tato/dado F/V=fome/vome X/CH - J/G=juva/chuva
  • De origem visual: mais freqüentes que os auditivas, refletem falhas na percepção e na memória visual. Exemplos: S/ C/ SS/ Ç/SC/ X/ M/N/ J/G L/U X/Z/S
A alta incidência deste tipo de erro parece dever-se em primeiro lugar as peculiaridadesda língua portuguesa, onde:
Um fonema pode ser representado por vários grafemas:
O som do S é grafado por S/ SS/ C/ Ç/ SC/ SÇ/ X
Um fonema possui fonemas diversos:
O X com som de CH/S/Z/CS

PROFESSOR: Para se caracterizar uma criança como disortográfica, deve-se observar o nível de escolaridade, freqüência e tipo de erro.
Este dignóstico pode ser feito através de ditados e na produção de textos.




2 comentários:

José Luis Ferreira, PMP disse...

Bom dia

estaria mais interessado num processo de recuperação do problema, do que na identificação do mesmo.
Não aceitando (mea culpa?) que a minha filha seja disléxica, ou deificiente, reconheço que ela tem problemas com algumas letras e fonemas, BEM específicos.
Que mecanismos são adequados para a correcção dos mesmos? que podem os pais fazer?

Cristiane Angelini disse...

Procure acompanhamento fonoaudiológico ou psicopedagógico.
Boa sorte