sexta-feira, 20 de junho de 2008

DISGRAFIA

É um distúrbio da escrita relacionado ao traçado das letras e a disposição dos conjuntos gráficos no espaço.
Podem ser devido a dificuldades motoras.
A escrita dos disgráficos motores é irregular, as linhas são mall orientadas, as letras são mal repartidas em pequenos grupos, com bruscos desníveis, às vezes no meio de uma palavra.
Observa-se no caderno do aluno ilegibilidade, lentidão demasiada para copiar, distorção das letras, forte pressão do lápis sobre o papel ou pressão muito fraca, macrografia ou micrografia, má sinergia articular cotovelo-pulso-dedos, cansaço ou dores no braço ao escrever, postura incorreta ao sentar-se.
Também podem ser devido a dificuldades de organização espacial.
Quando o aluno não respeita linhas, margens, parágrafos. Deixa espaços em branco ou espaços inadequados entre as palavras aglutinando-as ou dissociando-as, inadequação do tamanho das letras e hastes, letras e números espelhados, direção incorreta no traçado das letras.
Em geral o caderno das crianças disgráficas apresenta-se sujo, rasgado, e com "orelhas de burro".

Encontramos 5 síndromes diferentes de disgráficos:
  • Os rígidos que apresentam escrita muito inclinada, crispada, dando idéia de extrema tensão
  • Os relaxados com letras mal formadas, linhas e margens mal organizadas
  • Os impulsivos com o traçado semcontrole ,apressado e confuso, escrita muito irregular e instável. A organização da página muito ruim
  • Os inábeis que apresentam real problema na execução
  • Os lentos e precisos que caractertizam-se pela busca da precisão e do controle. As letras são precisas, apágina é organizada e a escrita é regular, porém lenta
PROFESSOR:
Algumas destas características são comuns nas escritas de crianças de 1a série.
Para ajudar a criança com disgrafia nada adianta os recadinhos:"Deves melhorar a letra!" "Mais capricho! "A criança necessita de exercícios grafomotores orientados dos movimentos necessários para o traçado correto das letras, atividades de coordenação motora fina e exercícios dígito-manual, que lhe possibilitem passar do movimento espontâneo ao movimento consciente.

3 comentários:

Doce Prenda Bolos e doces disse...

Beatriz,

Bom dia.
Meu nome é Inês e tenho um filho já no terceiro ano. Ele vem nos dando muita preocupação com a caligrafia e isso já foi motivo de a professora nos chamar na escola para conversarmos. Mesmo com exaustivos textos que passamos para ele copiar e cadernos de caligrafia, a letrinha não melhora de forma alguma. Achei por bem pesquisar sobre algo que eu pudesse fazer para ajudá-lo, pois percebo que não é simplesmente desleixo da parte dele. Acabei diagnosticando como disgrafia. O pior é que isso deveria partir da escola, que é particular inclusive, mas não estão fazendo nada a respeito. O que eu poderia fazer para ajudar meu filho em casa? E como eu deveria abordar a escola para agirmos juntos?

Se puder me orientar, ficarei muito grata Beatriz!

Abraço fraterno!

Genival Teixeira Alves disse...

tenho um filho com esse problema e gostaria de conhecer pessoas que possam me ajudar com exxercicios e outras coisas

ana

Unknown disse...

Bom dia.
Me chamo Marcia, sou psicologa de uma instituição de ensino e estou atendendo uma aluno que apresenta dificuldade na escrita, ele escreve de baixo para cima não as letras, mas na folha de caderno, tendo assim uma letra legivel, compreenssão dos textos, possui boa leitura e boas notas, porém quando inicia a escrita de forma padronizada (de cima para baixo) na folha a letra fica ilegivel, lenta o que tem causado muita ansiedade e preocupação pois está prestes a cursar o vestibular e já foi reprovado em testes de emprego por esse motivo. Pode me indicar alguns exercicios para treinar a escrita? como posso ajuda-lo?

Aguardo contato e desde já obrigada.