segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Vou relatar algumas experiências que tive este ano e que me causaram grande preocupação, uma delas foi o grande número de alunos de 3o e 4o ano,que apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. Na verdade, estão frequentando estas séries, mas não completaram o processo de alfabetização sendo capazes de escrever apenas palavras simples, como gato, pato, uva. Apresentando dificuldades em ler e escrever palavras como galinha, chave, circo, coelho, trem, fruta, jacaré e girafa.
Quando isto acontece há necessidade de retomar o processo de alfabetização, fazendo um levantamento das dificuldades apresentadas pelo aluno, que normalmente aparecem em palavras com j/g, c/s,br/cr, lh/nh/ch.
Não basta corrigir a palavra! É necessário que estas dificuldades detectadas sejam trabalhadas com o aluno, através de atividades paralelas, para que ele consiga superar estas dificuldades.
Professor! Utilize o ditado para detectar as dificuldades de seu aluno e através dele realize atividades e jogos para trabalhar as dificuldades ortográficas apresentadas por eles.
Visite o meu Blog: "USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO " e veja uma sugestão de atividade no post "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO"e o" RELATO DA EXPERIÊNCIA APRENDENDO NO COMPUTADOR"

VAMOS COMPARTILHAR O QUE HÁ DE BOM?

SE VOCÊ PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM SUCESSO RELACIONADA A ESTE TEMA, COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS! ESTE BLOG ESTÁ ABERTO PARA PUBLICAR O SEU TRABALHO OU A SUA IDÉIA!
UTILIZANDO O LEMA DO SITE www.ted " GENTE QUE TEM O QUE DIZER E NÃO GUARDA ISSO SÓ PARA SI! "

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reflexões!

Engraçado né? A gente pensa que manda na nossa vida, que resolvemos as coisas, que fazemos o que queremos e que tudo depende da nossa vontade, mas na verdade é a vida que manda na gente! Existem muitas coisas que acontecem, e que não sabemos a razão e o porquê de acontecer, e foi o que aconteceu comigo neste ano. Eu havia decidido que iria sair do serviço público, que iria trabalhar como psicopedagoga em consultório particular e nada do que eu havia pensado e planejado deu certo e continuei realizando o meu trabalho como psicopedagoga no CEAE.
Parafraseando um filósofo ou poeta " A vida tem razões que o próprio coração desconhece!"
Acho que a minha missão como psicopedagoga, ainda não terminou, tenho coisas para fazer e para aprender no meu trabalho!
Então vou continuar!!!! Vou deixar a vida me levar!!!!!!!!!!!!!