segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Vou relatar algumas experiências que tive este ano e que me causaram grande preocupação, uma delas foi o grande número de alunos de 3o e 4o ano,que apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. Na verdade, estão frequentando estas séries, mas não completaram o processo de alfabetização sendo capazes de escrever apenas palavras simples, como gato, pato, uva. Apresentando dificuldades em ler e escrever palavras como galinha, chave, circo, coelho, trem, fruta, jacaré e girafa.
Quando isto acontece há necessidade de retomar o processo de alfabetização, fazendo um levantamento das dificuldades apresentadas pelo aluno, que normalmente aparecem em palavras com j/g, c/s,br/cr, lh/nh/ch.
Não basta corrigir a palavra! É necessário que estas dificuldades detectadas sejam trabalhadas com o aluno, através de atividades paralelas, para que ele consiga superar estas dificuldades.
Professor! Utilize o ditado para detectar as dificuldades de seu aluno e através dele realize atividades e jogos para trabalhar as dificuldades ortográficas apresentadas por eles.
Visite o meu Blog: "USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO " e veja uma sugestão de atividade no post "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO"e o" RELATO DA EXPERIÊNCIA APRENDENDO NO COMPUTADOR"

VAMOS COMPARTILHAR O QUE HÁ DE BOM?

SE VOCÊ PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM SUCESSO RELACIONADA A ESTE TEMA, COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS! ESTE BLOG ESTÁ ABERTO PARA PUBLICAR O SEU TRABALHO OU A SUA IDÉIA!
UTILIZANDO O LEMA DO SITE www.ted " GENTE QUE TEM O QUE DIZER E NÃO GUARDA ISSO SÓ PARA SI! "

3 comentários:

Fga. Giselle Feitosa Braga disse...

Boa noite Beatriz, sou fono e estou com um projeto na escola onde trabalho que nasceu após triagens com crianças nestas séries que vc citou onde apresentaram os mesmos problemas. Oprojeto engloba alfabetização continuada, trabalho de psicomotricidade e psicologia, o projeto tem apenas 3 meses e já estamos vendo resultados.
estou criando um blog para postar tudo sobre minha vida profissional e também sobre o projeto onde o principal objetivo é a troca de idéias. aguardo vc e seus seguidores lá.
www.aprendizagemefonoaudiologia.blogspot.com

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Bom dia Colega

Ao retornar a navegar no seu Blog, encontrei trabalhos e editoriais marcantes. Parabéns

Pro. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com

Unknown disse...

Pro. José Carlos. Obrigada pelo seus comentários.
Abandonei o meu blog por muito tempo.
Estou pensando em voltar a postar.
Hoje estou aposentada e preciso me atualizar um pouco.