segunda-feira, 16 de março de 2009

COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:
  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
  • Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.
O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 grupos
a-o-d-g-q
m-n-z-x-v
e-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

16 comentários:

Doce Prenda Bolos e doces disse...

Breatriz,

Maravilhoso este post! Agora sei como posso ajudar meu filho. Vou comprar um quadro pequeno e giz para que possamos brincar. Assim ele me dá aulas, se diverte e ainda treina a coordenação motora dele. Vou voltar também com as colagens e trabalhos manuais.
Estava meio perdida e vc foi a luz!
Por favor, não pare com o blog. Creio que muitas mães estejam na mesma situação que eu, onde os filhos têm alguma dificuldade no aprendizado. Acontece que muitas delas não sabem o que fazer e a quem recorrer. Seu blog é muito importante e agradeço de coração por sua ajuda!

Abraço fraterno!

Sandra Giaretta disse...

Oi Beatriz,
Gostei muitos das dicas para dificuldades que a Karoline realmente tem, e sem saber já fiz algo que poderá ajudar, dei um quadro e giz para ela brincar, que por sinal ela adorou, vou ficar sempre de olho nas dicas que serão muito utéis para a minha filha, parabéns pela iniciativa.
Obrigada, Sandra

PSICOPEDAGOGIA disse...

Olá Erica , em primeiro lugar parabéns pelo blog, adorei, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você disponibiliza em seu blog e site o logotipo do meu site que está anexo, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, em troca estou disponibilizando em meu site uma página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado.Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site.

Abraços

Valeria

Bina disse...

Crianças com essas dificuldades sofrem muito com o discuido de escolas mal informadas.meu filho sofre com esse problema e a escola p o apavora ,não da suporte algum.Gostaria de receber mais informações ,(binapablopedro@hotmail.com).

Anônimo disse...

Adroei a dica, irei auxiliar o meu aluno com dificuldades.

Obrigada

LUCIANA BAFICA disse...

BOA TARDE,
OBRIGADA PELA POSTAGEM POIS MEU FILHO CAIO TEM DISGRAFIA, FAZ ACOMPANHAMENTO COM PROFISSIONAIS, MAIS QUERO FAZER ALGO POR ELE, E AGORA JA SEI COMO FAZER OBRIGADA.
UM ABRAÇO.

Unknown disse...

Minha filha tem 4anos conhece todas as letras e números mas nao consegue passar pro papel o que posso fazer para ajudar?

Bina disse...

Com relação a crianças com disgrafia ,bom o importante é que isso não é permanente ,a criança vecerá esta etapa ..mais é necessario auxilio... acompanhada de um esporte como a natação que trata e corrige toda a coordenação motora por exemplo...uma avaliação médica ...como fonoaldiólogo ajuda bastante ..muitas dessas características são coligadas ao pisicomotor..nessecitando de uma abordagem multipla ...terapia em grupo e assim por diante

Bina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora Mara disse...

Adorei! Vou poder ajudar muitas crianças!!!

Glaucia Melo disse...

Olá pessoal!
Me chamo Glaucia!
Gostei muito do post!
Realmente vai me ajudar na disgrafia com meu filho. Na verdade, até cheguei a pensar que ele tinha Déficit de atenção ou hiperatividade. Mas foi descartado! Ele está cursando a 4 série e só tira notas boas! mas sou muito cobrada, todo mundo fala .. nossa que letra é essa???? levei em vários profissionais de saúde, pediatra, neuros, oftalmologista, otorrino, endocrinologista e fizemos uma séria de exames. Mas, ninguém descobriu o porque da disgrafia. mas até que, fui ao um super neurologista o Dr. Daniel Simplício, um excelente médico, que tem um olhar diferenciado para o ser humano, ele me disse que meu filho é normal! Não tem nenhuma doença! Mas realmente tem disgrafia motora leve e tem que tem de ser acompanhado por fono e psicomotricista para ajudar na grafia. ele foi afetado emocionalmente depois que meu pai faleceu. Tive que insistir em descobrir o que estava acontecendo com meu filho. Por que, a ignorância da escola é gigantesca.Expliquei que ele perdeu o avó e sentiu muito a perda. Em nada adiantou, não fizeram nada para ajudá-lo. Na instituição que ele estuda ele só criticam a criança e a julgam e só querem laudos médicos. Fiz todos exames específicos e graças a Deus ele não tem nada grave.Nessa escola não fazem nada para ajudá-lo. o meu filho foi acompanhado por várias fonos e psicologas não funcionou muito, até que comecei a trata-lo com uma psicomotricista que está ajudando, o tratamento é lento. o jeito é ter muita paciência. Eu como mãe, tenho bastante paciência! mas a escola e professores não tem e não entendem. É constrangedor para a família imagina para a criança. O meu filho não aquenta mais as pessoas criticando ele , ele fica muito triste, desanimado com essa dificuldade. chega a falar que ninguém gosta dele porque ele tem a letra feia. É muito triste olhar para o filho e não saber mais como ajudar, fiz de tudo que estava ao meu alcance. Se alguém puder me ajudar de alguma maneira, ficarei extremamente agradecida! glauciaamello@gmail.com

BIANCA disse...

Olá gente.Eu me chamo Eliene,eu preciso de ajuda, tenho um filho que tudo indica que está com esse problema, e eu não sei onde encontrar ajuda.Eu gostaria muito de saber em qual especialista posso levar meu filho para uma consulta.Agradeço muito de poderem me ajudar.

BIANCA disse...

Olá gente.Eu me chamo Eliene,eu preciso de ajuda, tenho um filho que tudo indica que está com esse problema, e eu não sei onde encontrar ajuda.Eu gostaria muito de saber em qual especialista posso levar meu filho para uma consulta.Agradeço muito de poderem me ajudar.

Unknown disse...

Boa tarde, mães
Descobri recentemente que meu filho tem disgrafia, tudo muito novo e confuso.
Não tinha conhecimento desse transtorno na escrita.
Você conhecem grupos no zap que eu possa entrar é aprender mais, com a intenção de ajudar meu filho.

Unknown disse...

Bianca,
Você conseguiu levar seu filho para uma avaliação?

Unknown disse...

Glaucia, estou passando pela mesma situação, meu filho está bem desmotivado, pois percebe sua dificuldade em relação aos amigos, porém estou tendo o suporte do Colégio.
Como estão as coisas Agora?