quinta-feira, 19 de junho de 2008

DISLEXIA

O termo DISLEXIA tem dado lugar a muitas controvérsias,chegando , por vezes , ser usado como sinônimo de distúrbios de aprendizagem.
As crianças disléxicas apresentam sérias dificuldades na leitura e, consequentemente na escrita, apesar de possuirem um bom potencial intelectual e muitas vezes serem excelentes na matemática.
A leitura do disléxico é silabada, hesitante, com muitas trocas. Tem dificuldade de compreender o que lê. Não consegue realizar uma leitura silenciosa .
Observa-se na escrita dos disléxicos grandes dificudades no ditado e na produção de textos. Podem ter disgrafia associada, trocas nas letra e números.
Apresentam perturbações da imagem corporal, na lateralidade, coordenação viso-motora, distúrbios de memória, sequência, percepção espacial e transtornos emocionais.
Na escola passam da 1a série, não conseguem sair da 2a, ou quando mais adiantados vão mal nos estudos em geral. Não gostam de estudar, são desatentas, os cadernos são desorganizados.
Os pais ficam cansados desanimados, mudam de escola, procuram professores particulares e as dificuldades persistem. Muitas vezes até a fase adulta, sendo uma síndrome de caráter hereditário, que aparece mais em meninos.

TIPOS DE ERROS DE LEITURA MAIS COMUNS NA CRIANÇA DISLÉXICA:
  • Falhas na interpretação da leitura;
  • falhas na associação do símbolo visual com seu correspondente fonético;
  • dificuldade em unir dois fonemas conhecidos para a leitura de um sílaba ou juntar sílabas para formar uma palavra;
  • tendência a ignorar os detalhes de uma palavra e basear o reconhecimento da mesma na leitura inicial, no tamanho da palavra ou em outras pistas insuficientes;
  • lentidão demasiada;
  • leitura aparentemente fluída, mas com acréscimos, aglutinações,inversões e /ou substituições semânticas;
  • falhas no ritmo da leitura, ausência de entonação e melodia verbal durante a leitura, que se torna silábica, monótona e cansativa;
  • dificuldade na interpretação da leitura, determinando uma perda de motivaçào para a aprendizagem.

PROFESSOR:
A criança para ser considerada disléxica tem que conseguir aprender a ler. Existem testes específicos que auxiliam o diagnóstico da dislexia. Uma criança que não consegue aprender a ler, com uma ou mais repetência, necessita de um psicodiagnóstico para ser avaliada em relação ao seu quociente intelectual.

2 comentários:

rosana santos disse...

Meu filho tem 8 anos e tem todos esses fatores da dislexia que voce citou em seu artigo; sei que será longo o caminho,mas sei o potencial que ele tem, sofro muito com isso e sei que ele também sofre, pois na primeira dificuldade já quer desistir de realizar as tarefas.Sempre é bom ler algo sobre o caso,pois sempre nos abre novos horizontes.Obrigada

Beatriz disse...

Rosana!
Obrigado por ter acessado o meu Blog!Fiquei feliz por ter conseguido te esclarecer um pouco sobre as dificuldades apresentadas por teu filho!
Acho que as mães sofrem muito, porque a escola cobra da família dizendo que "a criança deve estudar mais!"e os pais ficam perdidos sem saber o que fazer!
Pretendo retomar o meu Blog oferecendo algumas sugestões práticas que possam ajudar os pais a realizarem algumas atividades em casa com os seus filhos!
Vale a pena você acessar o Blog de uma mãe,que relata a sua luta para ajudar o seu filho com dislexia:" Meu filho - Problemas de aprendizagem"
beatriz