sexta-feira, 9 de março de 2012

VOLTANDO A DISLEXIA

Tenho observado no meu trabalho, como psicopedagoga, um aumento significativo de crianças que chegam para ser avaliadas com o diagnóstico de Dislexia.
Parece haver um certo modismo, onde todo aluno que apresenta problema no aprendizado é disléxico!
São crianças de 7 anos, que frequentaram o primeiro ano do Ensino Fundamental e não alcançaram sucesso no processo de Alfabetização.
Existem muitos fatores que interferem na aprendizagem: pedagógicos, neurológicos, emocionais, familiares etc...
Não podemos, de maneira alguma, taxarmos de disléxica uma criança, que não consegue aprender a ler no seu primeiro ano de escolaridade.
Costumo sempre dizer aos pais, que as crianças são como as frutas, que não amadurecem todas ao mesmo tempo. Cada uma tem o seu ritmo e o seu tempo de aprender. Elas necessitam de condições favoráveis para que isto possa acontecer, precisam ser estimuladas pela família despertando o  desejo de aprender, através de jogos, brincadeiras e leituras de livros.
É preciso que os pais acreditem em seus filhos, mesmo naqueles que apresentam mais dificuldades e procurem realizar uma parceria com a escola para que a criança seja atendida em suas necessidades e consiga ter sucesso em sua vida escolar!
Quando uma criança não aprende, é porque não consegue, nunca porque não quer!

Nenhum comentário: