sábado, 17 de novembro de 2012

ENSINANDO LINGUAGEM NAS SÉRIES INICIAIS!

Muitas vezes o professor tem dúvidas de como ensinar linguagem, sobre os conteúdos que são mais adequados a série, sobre a melhor maneira de desenvolvê-los, para que o aluno aprenda e, muitas vezes por falta de orientação os conteúdos desenvolvidos são inadequados a série, as atividades são tradicionais, se limitam a cópias, separação de sílabas, plural,etc... e muitas vezes o professor não consegue alcançar os seus objetivos e o aluno apesar de realizar as atividades, não apresenta melhoria em sua linguagem e na sua capacidade de comunicação, apresentando dificuldades ortográficas e nas produções de frases e de textos.
A linguagem não pode ser compreendida como um conjunto de regras a serem decoradas e de longos exercícios, que os alunos fazem, sem nenhuma utilidade prática.
No ensino da linguagem, a leitura, a expressão oral e escrita, a ortografia e a gramática são aspectos que devem ser desenvolvidos pelo professor, tendo em vista a inter relação  entre o falar, o ouvir, o ler e o escrever, partes essenciais no processo de comunicação.
A gramática é um meio para ajudar o aluno a falar e a escrever bem. Seu conhecimento não assegura correção no falar e no escrever.
Os alunos aprendem o uso de formas corretas, se esta habilidade for desenvolvida no momento em que vêem a sua utilidade. Na aprendizagem de formas gramaticais corretas a audição desempenha um papel muito importante, pois é através delas que as formas são captadas e incorporadas.
O planejamento das aulas de gramática deve ser feito através da observação da linguagem oral e das produções textuais, verificando os erros mais comuns da turma e de cada aluno, para realizar o trabalho de correção.
Na 3ª série não deve haver ainda uma sistematização das noções de gramática. O professor dará importância aos aspectos de concordância de substantivos (nomes) com com adjetivos (qualidades) e verbos (ações) , flexionando-os em gênero e número.
É importante também a divisão correta de palavras e a utilização da pontuação.
Dar aos alunos longas listas de palavras para que deem o plural e o feminino é um exercício inadequado , porque em nenhuma situação da vida ele necessitará usar palavras isoladas. É necessário a utilização em frases dando a oportunidade ao aluno de exercitar-se no uso de formas corretas na linguagem cotidiana.
Na 4ª série o aluno já inicia no conhecimento das palavras, começando a conjugar os verbos nos tempos simples do indicativo.
Convém lembrar que a recitação de tempos inteiros de verbos é uma atividade sem significado e que não contribui para o aprimoramento da linguagem da criança. Deve o professor treinar este aspecto em frases: Os meninos comeram doce. O menino ... Nós...
No ensino da linguagem nas séries iniciais a ênfase deve ser dada as atividades de leitura, expressão oral e produções de textos.

domingo, 9 de setembro de 2012

UMA ROSA COM OUTRO NOME!

"As crianças não diferem das rosas em seu desenvolvimento. Elas nascem com a capacidade e o desejo de aprender, e aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes. Se formos capazes de satisfazer suas necessidades, proporcionar um ambiente seguro e propício e evitar nos intrometer com dúvidas e ansiedades, aí então -como as rosas - as crianças irão desabrochar cada uma a seu tempo!"
O texto acima é um parágrafo do texto :Distúrbios de aprendizagem: Uma rosa com outro nome de autoria da psicóloga Jan Hunt diretora do "The natural child project"no Blog do NEPAP! Vale a pena visitarnepap.blogspot.com

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A EDUCAÇÃO PRECISA DE RESPOSTAS!

Está sendo lançada hoje  pela RBS no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a campanha institucional: "A Educação precisa de respostas!"
Sou educadora a 40 anos e atuo como psicopedagoga a quase 20 anos e acho que realmente a educação precisa de respostas e de comprometimento por parte do governo e também dos professores. Chega de jogo de empurra e de blábláblá, chega de faz de conta. O discurso político é muito bonito, mas não faz o que deve fazer pela educação e os professores reclamam, mas muitos não fazem a sua parte dentro da sala de aula, talvez por despreparo,talvez por acomodação. O que se vê é que os anos passam e não se vê mudanças significativas no ensino e os resultados são cada vez piores!
Gostei de ver o ministro da educação falar da necessidade de qualificar a educação,da necessidade de repensar o currículo, de afirmar que se a criança não se alfabetizar até os 8 anos toda a sua vida escolar está comprometida e é isto que eu venho vivenciando no meu trabalho como psicopedagoga, crianças de 3º4º5º que não sabem ler!
Outra afirmação, que me chamou atenção, foi a de um professor 
especialista  em educação que disse " hoje se considera que se o aluno está na escola todos os problemas estão resolvidos e que não é bem assim, os problemas estão apenas começando e que é preciso repensar a questão pedagógica, enquanto o ensino continuar a apenas exigir que o aluno apenas copie e repita o que aprendeu, estamos formando adultos sem iniciativa, que não questionam, que não criam e que não são capazes de resolver os problemas.
Observo que os índice de repetência nos 1º e 2º ano melhoraram, mas estamos encontrando muitos alunos  no 3º ano, apresentando graves problemas de alfabetização e não que estão recebendo auxílio em suas dificuldades e que continuarão apresentando  estas dificuldades em toda a sua vida escolar!
O ensino fundamental não está dando conta do seu papel!
Há necessidade de darmos conta desta demanda na própria escola com recuperação paralela ou em classes de recursos especiais, não é admissível que o aluno seja aprovado automaticamente no 1º e 2º ano, sem estar alfabetizado e não seja atendido em suas dificuldades na alfabetização e continue na escola não acompanhando a sua turma, sendo um mero copista, acumulando frustrações e sofrimentos pela não aprendizagem!
Outro aspecto que gostaria de abordar é que nesta mudança para 9 anos do ensino fundamental, não estou vendo nenhuma diferença nos conteúdos de 2º e 3º ano. Parece que os professores continuam a ver o 2º ano como 2ª série e consideram que o aluno já está alfabetizado, pronto para receber novos conteúdos e deixam a alfabetização em 2º plano, quando devem ser prioridade até o 3º e 4º ano,quando devem ser trabalhadas as dificuldades  ortográficas e a  produção de frases e textos!
Nas séries iniciais nenhum conteúdo deve ser mais importante do que ensinar a ler e a escrever corretamente!
TODO O PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS TEM QUE SER ALFABETIZADOR ! 

  

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Psicopedagogia!

A Psicopedagogia é muito mais que um reforço da aprendizagem! Através da avaliação é possível detectarmos lacunas no processo de alfabetização e durante o tratamento a criança tem a chance de romper o ciclo de repetência e da discriminação e assim modificar a relação com o conhecimento, com as letras e números e desenvolver o seu potencial para lidar com eles!
É de grande importância o diagnóstico. A partir dele a superação começa pela aceitação dos pais da dificuldade do filho e segue pelo apoio em toda a sua vida escolar!
Diante de uma dificuldade de aprendizagem, nenhum profissional realiza milagres é um trabalho conjunto do aluno, professora, pais, psicopedagoga, assistente social, psicóloga e neurologista.
  

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ALFALETRAR!

Visite e conheça o Blog da professora Isabel Cristina  de Nova Cruz, RN! http://espacoalfaletrar.blogspot.com 
Ótimas idéias e informações para professores alfabetizadores!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

100 IDÉIAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO!

O PROFESSOR JOSÉ CARLOS DO BLOG PROJETOS E EDUCAÇÃO, está realizando uma pesquisa, que servirá de base para a sua monografia, onde ele solicita que as pessoas,contribuam com idéias que poderão auxiliar para  melhorar a educação no ensino fundamental, médio e superior!
Achei muito interessante o tema e resolvi mandar a minha contribuição:
No meu entender e baseada na minha experiência,como psicopedagoga, acho que as crianças que não conseguirem se alfabetizar até o 2º ano, não deverão ser aprovadas!
Estas crianças necessitam ser acompanhadas e atendidas em suas dificuldades, normalmente são meros copistas, sem condições de acompanhar as séries posteriores, sem concluir o processo de alfabetização e sofrem muito com esta situação!
Os pais chegam para o atendimento,dizendo que seus filhos não sabem ler, e que mesmo assim foram aprovados! Antigamente o problema era a REPROVAÇÃO que assustava. Hoje o que nos preocupa é a quantidade de analfabetos funcionais,que estão saindo de nossas escolas, o aluno vai para a escola e não aprende!
Há alguns anos atrás, os alunos que vinham para ser avaliados e que não sabiam ler estavam frequentando a 2ª´série, hoje estão vindo muitos alunos de 3º, 4º e até de 5º ano, que apenas leem e escrevem palavras simples apresentando muitas dificuldades na ortografia!

terça-feira, 15 de maio de 2012

JOGOS NO COMPUTADOR

O computador pode e deve ser utilizado pelo professor para auxiliar as crianças na aprendizagem através de jogos e programas educacionais adequados a faixa etária do aluno e com objetivos definidos.
Ele exerce uma atração incrível nas crianças, ele não é brinquedo, nem concreto é ABSTRETO: uma ponte entre o concreto e o papel, com ele fica muito mais divertido aprender!
O uso da tecnologia na educação é uma poderosa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino. Através do jogo é possível desenvolver habilidades como a coordenação viso-motora, expressão oral e escrita, raciocínio lógico, orientação espacial, percepção visual e a lateralidade.
PROFESSOR!
Utilize o PAINT para desenvolver a coordenação motora de seus alunos e para escrita de palavras ou frases desde o 1ºano!
Você conhece os softwares do COELHO SABIDO? Vale a pena!  Muitas atividades e jogos muito interessantes para alunos de1ºao 3ºano!
Muito interessantes são as atividades encontradas no DALLE- DOO: ANIMAIS, NÚMEROS E FORMAS!
Recomendo também OS EDUCATIVOS EXPOENTE, que contém brincadeiras dinâmicas e interativas, que fazem com que a criança trabalhe a alfabetização, entrando em contato com a leitura e escrita a partir dos 5 anos, com um trabalho muito interessante com jogos ortográficos, coordenados por Maurício Pessoa Gebran da Editora Expoente Ltda. 
VOLTE A SER CRIANÇA! Conheça e utilize no trabalho com seus alunos! Pode ter certeza ficará mais fácil para você ensinar e mais divertido para seus alunos aprender!