O PROFESSOR JOSÉ CARLOS DO BLOG PROJETOS E EDUCAÇÃO, está realizando uma pesquisa, que servirá de base para a sua monografia, onde ele solicita que as pessoas,contribuam com idéias que poderão auxiliar para melhorar a educação no ensino fundamental, médio e superior!
Achei muito interessante o tema e resolvi mandar a minha contribuição:
No meu entender e baseada na minha experiência,como psicopedagoga, acho que as crianças que não conseguirem se alfabetizar até o 2º ano, não deverão ser aprovadas!
Estas crianças necessitam ser acompanhadas e atendidas em suas dificuldades, normalmente são meros copistas, sem condições de acompanhar as séries posteriores, sem concluir o processo de alfabetização e sofrem muito com esta situação!
Os pais chegam para o atendimento,dizendo que seus filhos não sabem ler, e que mesmo assim foram aprovados! Antigamente o problema era a REPROVAÇÃO que assustava. Hoje o que nos preocupa é a quantidade de analfabetos funcionais,que estão saindo de nossas escolas, o aluno vai para a escola e não aprende!
Há alguns anos atrás, os alunos que vinham para ser avaliados e que não sabiam ler estavam frequentando a 2ª´série, hoje estão vindo muitos alunos de 3º, 4º e até de 5º ano, que apenas leem e escrevem palavras simples apresentando muitas dificuldades na ortografia!
quarta-feira, 20 de junho de 2012
terça-feira, 15 de maio de 2012
JOGOS NO COMPUTADOR
O computador pode e deve ser utilizado pelo professor para auxiliar as crianças na aprendizagem através de jogos e programas educacionais adequados a faixa etária do aluno e com objetivos definidos.
Ele exerce uma atração incrível nas crianças, ele não é brinquedo, nem concreto é ABSTRETO: uma ponte entre o concreto e o papel, com ele fica muito mais divertido aprender!
O uso da tecnologia na educação é uma poderosa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino. Através do jogo é possível desenvolver habilidades como a coordenação viso-motora, expressão oral e escrita, raciocínio lógico, orientação espacial, percepção visual e a lateralidade.
PROFESSOR!
Utilize o PAINT para desenvolver a coordenação motora de seus alunos e para escrita de palavras ou frases desde o 1ºano!
Você conhece os softwares do COELHO SABIDO? Vale a pena! Muitas atividades e jogos muito interessantes para alunos de1ºao 3ºano!
Muito interessantes são as atividades encontradas no DALLE- DOO: ANIMAIS, NÚMEROS E FORMAS!
Recomendo também OS EDUCATIVOS EXPOENTE, que contém brincadeiras dinâmicas e interativas, que fazem com que a criança trabalhe a alfabetização, entrando em contato com a leitura e escrita a partir dos 5 anos, com um trabalho muito interessante com jogos ortográficos, coordenados por Maurício Pessoa Gebran da Editora Expoente Ltda.
VOLTE A SER CRIANÇA! Conheça e utilize no trabalho com seus alunos! Pode ter certeza ficará mais fácil para você ensinar e mais divertido para seus alunos aprender!
Ele exerce uma atração incrível nas crianças, ele não é brinquedo, nem concreto é ABSTRETO: uma ponte entre o concreto e o papel, com ele fica muito mais divertido aprender!
O uso da tecnologia na educação é uma poderosa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do ensino. Através do jogo é possível desenvolver habilidades como a coordenação viso-motora, expressão oral e escrita, raciocínio lógico, orientação espacial, percepção visual e a lateralidade.
PROFESSOR!
Utilize o PAINT para desenvolver a coordenação motora de seus alunos e para escrita de palavras ou frases desde o 1ºano!
Você conhece os softwares do COELHO SABIDO? Vale a pena! Muitas atividades e jogos muito interessantes para alunos de1ºao 3ºano!
Muito interessantes são as atividades encontradas no DALLE- DOO: ANIMAIS, NÚMEROS E FORMAS!
Recomendo também OS EDUCATIVOS EXPOENTE, que contém brincadeiras dinâmicas e interativas, que fazem com que a criança trabalhe a alfabetização, entrando em contato com a leitura e escrita a partir dos 5 anos, com um trabalho muito interessante com jogos ortográficos, coordenados por Maurício Pessoa Gebran da Editora Expoente Ltda.
VOLTE A SER CRIANÇA! Conheça e utilize no trabalho com seus alunos! Pode ter certeza ficará mais fácil para você ensinar e mais divertido para seus alunos aprender!
quinta-feira, 26 de abril de 2012
O JOGO ORTOGRÁFICO!
Os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização!
Hoje sabemos que o jogo adequadamente orientado é poderoso fator de aprendizagem, não é um passatempo, quando usado com objetivos definidos!
Segundo Vigoski ,o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, sua curiosidade é estimulada adquire iniciativa, autoconfiança, desenvolve o pensamento, a linguagem e a concentração!
Através do lúdico, muitos problemas podem ser resolvidos! Quando transformamos nossa atividade em jogo 50% dos objetivos são alcançados! O jogo desperta o interesse da criança por conteúdos como a ortografia!
Professor! Se você acha que jogar em sala de aula é perda de tempo, está perdendo excelente oportunidade na formação de seus alunos!
Jogar desenvolve a autodisciplina, o respeito pelos outros, a autocrítica, ao mesmo tempo que utiliza habilidades visuais, auditivas e motoras, sendo excelente recurso para corrigir e sanar deficiências na escrita
SUGESTÕES DE JOGOS:
Sacola da Ortografia! O professor prepara fichas com as palavras em estudo.Coloca em uma sacolinha!
A turma é dividida em duas equipes! O quadro é dividido em duas partes! São chamados um aluno de cada equipe. O aluno da equipe A escreve no quadro a palavra retirada da sacola e o professor pergunta aos alunos da equipe B: A palavra está correta? Em caso de acerto a equipe A ganha um ponto. Se estiver errada a equipe B, escreve a palavra e ganha o ponto!
Outro jogo fácil de de ser realizado em sala de aula e que motiva bastante os alunos é o jogo da Forca, bem conhecido por todos e o Bingo de Palavras. Neste jogo é importante que os alunos preencham as cartelas copiando e escolhendo 15 palavras de 30 em estudo, que o professor escreve no quadro de giz!
Hoje sabemos que o jogo adequadamente orientado é poderoso fator de aprendizagem, não é um passatempo, quando usado com objetivos definidos!
Segundo Vigoski ,o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, sua curiosidade é estimulada adquire iniciativa, autoconfiança, desenvolve o pensamento, a linguagem e a concentração!
Através do lúdico, muitos problemas podem ser resolvidos! Quando transformamos nossa atividade em jogo 50% dos objetivos são alcançados! O jogo desperta o interesse da criança por conteúdos como a ortografia!
Professor! Se você acha que jogar em sala de aula é perda de tempo, está perdendo excelente oportunidade na formação de seus alunos!
Jogar desenvolve a autodisciplina, o respeito pelos outros, a autocrítica, ao mesmo tempo que utiliza habilidades visuais, auditivas e motoras, sendo excelente recurso para corrigir e sanar deficiências na escrita
SUGESTÕES DE JOGOS:
Sacola da Ortografia! O professor prepara fichas com as palavras em estudo.Coloca em uma sacolinha!
A turma é dividida em duas equipes! O quadro é dividido em duas partes! São chamados um aluno de cada equipe. O aluno da equipe A escreve no quadro a palavra retirada da sacola e o professor pergunta aos alunos da equipe B: A palavra está correta? Em caso de acerto a equipe A ganha um ponto. Se estiver errada a equipe B, escreve a palavra e ganha o ponto!
Outro jogo fácil de de ser realizado em sala de aula e que motiva bastante os alunos é o jogo da Forca, bem conhecido por todos e o Bingo de Palavras. Neste jogo é importante que os alunos preencham as cartelas copiando e escolhendo 15 palavras de 30 em estudo, que o professor escreve no quadro de giz!
quarta-feira, 25 de abril de 2012
TRABALHANDO COM A ORTOGRAFIA!
Como ajudar nossos alunos que apresentam dificuldades na escrita? Como trabalhar a ortografia em sala de aula?
Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas!
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o
TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada semana poderá se preparar uma unidade!
Será realizado um treino deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhe a palavra. Pronuncie-a devagar!
2º passo: Olhe a a palavra separando-a em sílabas!
3º passo: Feche os olhos, diga a palavra devagar, letra por letra!
4º passo: Escreva a palavra sem olhar!
5º passo: Se acertou escreva mais duas vezes. Se errou repita todos os passos!
É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA E REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS!
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o USO DO DICIONÁRIO!
Instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e, principalmente para a recuperação das deficiências ortográficas.
O seu uso deve ser sistemático a partir do 4º ano, e já pode ser iniciado no 2º semestre do 3º ano, quando as crianças poderão confeccionar o seu próprio dicionário em uma caderneta ou um caderno organizado em ordem alfabética, conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas em "seu dicionário particular"!
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra;
2º Descoberta da pronúncia da palavra;
3º Descoberta do significado da palavra.
NO DICIONÁRIO ESTÁ O INVENTÁRIO DA NOSSA LÍNGUA!
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTIMULE E ORIENTE O SEU ALUNO A UTILIZÁ-LO!
Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas!
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o
TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada semana poderá se preparar uma unidade!
Será realizado um treino deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhe a palavra. Pronuncie-a devagar!
2º passo: Olhe a a palavra separando-a em sílabas!
3º passo: Feche os olhos, diga a palavra devagar, letra por letra!
4º passo: Escreva a palavra sem olhar!
5º passo: Se acertou escreva mais duas vezes. Se errou repita todos os passos!
É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA E REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS!
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o USO DO DICIONÁRIO!
Instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e, principalmente para a recuperação das deficiências ortográficas.
O seu uso deve ser sistemático a partir do 4º ano, e já pode ser iniciado no 2º semestre do 3º ano, quando as crianças poderão confeccionar o seu próprio dicionário em uma caderneta ou um caderno organizado em ordem alfabética, conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas em "seu dicionário particular"!
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra;
2º Descoberta da pronúncia da palavra;
3º Descoberta do significado da palavra.
NO DICIONÁRIO ESTÁ O INVENTÁRIO DA NOSSA LÍNGUA!
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTIMULE E ORIENTE O SEU ALUNO A UTILIZÁ-LO!
terça-feira, 24 de abril de 2012
SERÁ QUE SE ENSINA ORTOGRAFIA?
Escrever com correção é fruto de eficaz aprendizagem desde o início da alfabetização!
Será que se ensina ortografia? Escrita correta não será resultado de treinamento? Fruto de atividades de fixação?
Uma das maiores dificuldades da Língua Portuguesa se situa na grafia das palavras. A correlação letra/fonema é deveras incoerente! Mesmo fonema é grafado de diferentes maneiras: letras diferentes /combinações de letras, exemplo:/s/ sei, crescer, cresço, assassino, cedo, caça, excelente, auxílio, exsudar e paz, o que causa dúvidas na maioria das pessoas!
A ortografia precisa ser trabalhada diariamente em sala de aula, de forma sistemática ou incidental!
Ensinar ortografia a partir de regras ortográficas está totalmente superado!
A pessoa se habitua a escrever de forma correta ou incorreta, adquire automatismos. É um processo essencialmente mecânico, onde o exercício e o constante treinamento para a formação de imagens visuais, auditivas e motoras exercem papel preponderante.
É necessário que o professor tenha presente no processo ensino- aprendizagem, os vários tipos de aprendizagem, variando os estímulos visuais, auditivos e motores.
sábado, 21 de abril de 2012
ORTOGRAFIA
PROFESSOR!
Quantas vezes você tem enfrentado sérios problemas de ortografia em sua sala de aula? Quantas vezes tem comentado com seus colegas como seus alunos cometem erros na escrita? Trocam letras, deixam de acentuar palavras?
A escrita ao lado da linguagem oral é um instrumento necessário para que a pessoa possa atuar na sociedade, atendendo as exigências da atualidade.
A escrita correta é a imagem refletida do indivíduo! Representa sua cultura, conhecimento e domínio da língua!
Quantas vezes você tem enfrentado sérios problemas de ortografia em sua sala de aula? Quantas vezes tem comentado com seus colegas como seus alunos cometem erros na escrita? Trocam letras, deixam de acentuar palavras?
A escrita ao lado da linguagem oral é um instrumento necessário para que a pessoa possa atuar na sociedade, atendendo as exigências da atualidade.
A escrita correta é a imagem refletida do indivíduo! Representa sua cultura, conhecimento e domínio da língua!
Considero, que o trabalho com a ortografia deve ser um dos objetivos essenciais nas séries iniciais do Ensino Fundamental!
Escrever corretamente é fruto de atividades realizadas com base nos 4 aspectos que envolvem a linguagem: Falar, Ouvir, Ler e Escrever!
É responsabilidade sua, Professor, oportunizar atividades que favoreçam a aquisição de mecanismos de fixação da grafia correta!
É importante salientar que nem sempre seus alunos cometem erros na grafia por falta de atenção ou desinteresse. Outros motivos podem existir para cometerem tantos erros na escrita, como problemas de Disortografia, que os levam a cometer erros específicos como: Substituições de letras p/b t/d f/v c/g s/c ss/ç; Omissões de letras, de palavras, de sílabas; Rotações: p/b b/p p/q p/d q/d (bado/dado); Inversões: (los/sol) (paria/praia) Acréscimos: (muinto/ teim) e Dissociação: (relam pago), bem como, omissão de acentos, pontuação, troca de letras maiúsculas e minúsculas e separação no final da linha.
Quando o aluno apresentar estas dificuldades, ele necessita além das atividades de recuperação, encaminhamento para atendimento especializado.
Quando o aluno apresentar estas dificuldades, ele necessita além das atividades de recuperação, encaminhamento para atendimento especializado.
sábado, 24 de março de 2012
COMPARTILHANDO...
Gostaria de compartilhar com vocês dois artigos, que achei muito interessantes para serem lidos por pais e educadores. Eles foram escritos pela jornalista, terapeuta reichiana e autora do livro "De bebês de mamães mais que perfeitas!" Claudia Rodrigues e podem ser acessados no site Sul 21.com.br : O crime de dormir com os pais, publicado em 19/11/11 e Crianças do Futuro, no dia 17/02/12.
Vale a pena ler!!!!!!!!!!!
Vale a pena ler!!!!!!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)