Os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento mental da criança, auxiliando na construção do conhecimento e na socialização!
Hoje sabemos que o jogo adequadamente orientado é poderoso fator de aprendizagem, não é um passatempo, quando usado com objetivos definidos!
Segundo Vigoski ,o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, sua curiosidade é estimulada adquire iniciativa, autoconfiança, desenvolve o pensamento, a linguagem e a concentração!
Através do lúdico, muitos problemas podem ser resolvidos! Quando transformamos nossa atividade em jogo 50% dos objetivos são alcançados! O jogo desperta o interesse da criança por conteúdos como a ortografia!
Professor! Se você acha que jogar em sala de aula é perda de tempo, está perdendo excelente oportunidade na formação de seus alunos!
Jogar desenvolve a autodisciplina, o respeito pelos outros, a autocrítica, ao mesmo tempo que utiliza habilidades visuais, auditivas e motoras, sendo excelente recurso para corrigir e sanar deficiências na escrita
SUGESTÕES DE JOGOS:
Sacola da Ortografia! O professor prepara fichas com as palavras em estudo.Coloca em uma sacolinha!
A turma é dividida em duas equipes! O quadro é dividido em duas partes! São chamados um aluno de cada equipe. O aluno da equipe A escreve no quadro a palavra retirada da sacola e o professor pergunta aos alunos da equipe B: A palavra está correta? Em caso de acerto a equipe A ganha um ponto. Se estiver errada a equipe B, escreve a palavra e ganha o ponto!
Outro jogo fácil de de ser realizado em sala de aula e que motiva bastante os alunos é o jogo da Forca, bem conhecido por todos e o Bingo de Palavras. Neste jogo é importante que os alunos preencham as cartelas copiando e escolhendo 15 palavras de 30 em estudo, que o professor escreve no quadro de giz!
quinta-feira, 26 de abril de 2012
quarta-feira, 25 de abril de 2012
TRABALHANDO COM A ORTOGRAFIA!
Como ajudar nossos alunos que apresentam dificuldades na escrita? Como trabalhar a ortografia em sala de aula?
Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas!
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o
TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada semana poderá se preparar uma unidade!
Será realizado um treino deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhe a palavra. Pronuncie-a devagar!
2º passo: Olhe a a palavra separando-a em sílabas!
3º passo: Feche os olhos, diga a palavra devagar, letra por letra!
4º passo: Escreva a palavra sem olhar!
5º passo: Se acertou escreva mais duas vezes. Se errou repita todos os passos!
É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA E REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS!
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o USO DO DICIONÁRIO!
Instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e, principalmente para a recuperação das deficiências ortográficas.
O seu uso deve ser sistemático a partir do 4º ano, e já pode ser iniciado no 2º semestre do 3º ano, quando as crianças poderão confeccionar o seu próprio dicionário em uma caderneta ou um caderno organizado em ordem alfabética, conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas em "seu dicionário particular"!
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra;
2º Descoberta da pronúncia da palavra;
3º Descoberta do significado da palavra.
NO DICIONÁRIO ESTÁ O INVENTÁRIO DA NOSSA LÍNGUA!
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTIMULE E ORIENTE O SEU ALUNO A UTILIZÁ-LO!
Para iniciar o trabalho de ortografia é necessário partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na escrita. Para verificar a aprendizagem, o professor poderá utilizar um ditado de palavras ou de frases, onde apareçam as palavras. Outro recurso é solicitar aos alunos formação de frases com as palavras. É importante que o Professor faça uma análise dos cadernos, para realizar o diagnóstico e o planejamento das atividades a serem realizadas!
Uma atividade fácil de ser realizada em sala de aula é o
TREINO ORTOGRÁFICO, em que o professor, após realizado o diagnóstico, planeja o estudo de um conjunto de palavras que atendam a uma dificuldade específica. Exemplo: ss/ x/ ch/ g/ j/ sc.
Cada semana poderá se preparar uma unidade!
Será realizado um treino deve ser diário com a duração de 10 minutos, estudando duas ou três palavras, de acordo com a seguinte técnica:
1º passo: Olhe a palavra. Pronuncie-a devagar!
2º passo: Olhe a a palavra separando-a em sílabas!
3º passo: Feche os olhos, diga a palavra devagar, letra por letra!
4º passo: Escreva a palavra sem olhar!
5º passo: Se acertou escreva mais duas vezes. Se errou repita todos os passos!
É IMPORTANTE COLOCAR CARTAZES NA SALA DE AULA COM AS PALAVRAS TRABALHADAS NA SEMANA E REALIZAR ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COM OS ALUNOS QUE APRESENTAREM DIFICULDADES NA GRAFIA DAS PALAVRAS ESTUDADAS!
Outra atividade que deve ser realizada em sala de aula visando auxiliar o trabalho com a ortografia é o USO DO DICIONÁRIO!
Instrumento de grande valor no desenvolvimento da linguagem, indispensável para enriquecer o vocabulário e, principalmente para a recuperação das deficiências ortográficas.
O seu uso deve ser sistemático a partir do 4º ano, e já pode ser iniciado no 2º semestre do 3º ano, quando as crianças poderão confeccionar o seu próprio dicionário em uma caderneta ou um caderno organizado em ordem alfabética, conforme vão sendo trabalhadas as dificuldades ortográficas as crianças irão registrando as palavras conhecidas em "seu dicionário particular"!
Conhecimento e habilidades essenciais para o uso do dicionário:
1º Localização da palavra;
2º Descoberta da pronúncia da palavra;
3º Descoberta do significado da palavra.
NO DICIONÁRIO ESTÁ O INVENTÁRIO DA NOSSA LÍNGUA!
É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTIMULE E ORIENTE O SEU ALUNO A UTILIZÁ-LO!
terça-feira, 24 de abril de 2012
SERÁ QUE SE ENSINA ORTOGRAFIA?
Escrever com correção é fruto de eficaz aprendizagem desde o início da alfabetização!
Será que se ensina ortografia? Escrita correta não será resultado de treinamento? Fruto de atividades de fixação?
Uma das maiores dificuldades da Língua Portuguesa se situa na grafia das palavras. A correlação letra/fonema é deveras incoerente! Mesmo fonema é grafado de diferentes maneiras: letras diferentes /combinações de letras, exemplo:/s/ sei, crescer, cresço, assassino, cedo, caça, excelente, auxílio, exsudar e paz, o que causa dúvidas na maioria das pessoas!
A ortografia precisa ser trabalhada diariamente em sala de aula, de forma sistemática ou incidental!
Ensinar ortografia a partir de regras ortográficas está totalmente superado!
A pessoa se habitua a escrever de forma correta ou incorreta, adquire automatismos. É um processo essencialmente mecânico, onde o exercício e o constante treinamento para a formação de imagens visuais, auditivas e motoras exercem papel preponderante.
É necessário que o professor tenha presente no processo ensino- aprendizagem, os vários tipos de aprendizagem, variando os estímulos visuais, auditivos e motores.
sábado, 21 de abril de 2012
ORTOGRAFIA
PROFESSOR!
Quantas vezes você tem enfrentado sérios problemas de ortografia em sua sala de aula? Quantas vezes tem comentado com seus colegas como seus alunos cometem erros na escrita? Trocam letras, deixam de acentuar palavras?
A escrita ao lado da linguagem oral é um instrumento necessário para que a pessoa possa atuar na sociedade, atendendo as exigências da atualidade.
A escrita correta é a imagem refletida do indivíduo! Representa sua cultura, conhecimento e domínio da língua!
Quantas vezes você tem enfrentado sérios problemas de ortografia em sua sala de aula? Quantas vezes tem comentado com seus colegas como seus alunos cometem erros na escrita? Trocam letras, deixam de acentuar palavras?
A escrita ao lado da linguagem oral é um instrumento necessário para que a pessoa possa atuar na sociedade, atendendo as exigências da atualidade.
A escrita correta é a imagem refletida do indivíduo! Representa sua cultura, conhecimento e domínio da língua!
Considero, que o trabalho com a ortografia deve ser um dos objetivos essenciais nas séries iniciais do Ensino Fundamental!
Escrever corretamente é fruto de atividades realizadas com base nos 4 aspectos que envolvem a linguagem: Falar, Ouvir, Ler e Escrever!
É responsabilidade sua, Professor, oportunizar atividades que favoreçam a aquisição de mecanismos de fixação da grafia correta!
É importante salientar que nem sempre seus alunos cometem erros na grafia por falta de atenção ou desinteresse. Outros motivos podem existir para cometerem tantos erros na escrita, como problemas de Disortografia, que os levam a cometer erros específicos como: Substituições de letras p/b t/d f/v c/g s/c ss/ç; Omissões de letras, de palavras, de sílabas; Rotações: p/b b/p p/q p/d q/d (bado/dado); Inversões: (los/sol) (paria/praia) Acréscimos: (muinto/ teim) e Dissociação: (relam pago), bem como, omissão de acentos, pontuação, troca de letras maiúsculas e minúsculas e separação no final da linha.
Quando o aluno apresentar estas dificuldades, ele necessita além das atividades de recuperação, encaminhamento para atendimento especializado.
Quando o aluno apresentar estas dificuldades, ele necessita além das atividades de recuperação, encaminhamento para atendimento especializado.
sábado, 24 de março de 2012
COMPARTILHANDO...
Gostaria de compartilhar com vocês dois artigos, que achei muito interessantes para serem lidos por pais e educadores. Eles foram escritos pela jornalista, terapeuta reichiana e autora do livro "De bebês de mamães mais que perfeitas!" Claudia Rodrigues e podem ser acessados no site Sul 21.com.br : O crime de dormir com os pais, publicado em 19/11/11 e Crianças do Futuro, no dia 17/02/12.
Vale a pena ler!!!!!!!!!!!
Vale a pena ler!!!!!!!!!!!
sexta-feira, 9 de março de 2012
VOLTANDO A DISLEXIA
Tenho observado no meu trabalho, como psicopedagoga, um aumento significativo de crianças que chegam para ser avaliadas com o diagnóstico de Dislexia.
Parece haver um certo modismo, onde todo aluno que apresenta problema no aprendizado é disléxico!
Parece haver um certo modismo, onde todo aluno que apresenta problema no aprendizado é disléxico!
São crianças de 7 anos, que frequentaram o primeiro ano do Ensino Fundamental e não alcançaram sucesso no processo de Alfabetização.
Existem muitos fatores que interferem na aprendizagem: pedagógicos, neurológicos, emocionais, familiares etc...
Não podemos, de maneira alguma, taxarmos de disléxica uma criança, que não consegue aprender a ler no seu primeiro ano de escolaridade.
Costumo sempre dizer aos pais, que as crianças são como as frutas, que não amadurecem todas ao mesmo tempo. Cada uma tem o seu ritmo e o seu tempo de aprender. Elas necessitam de condições favoráveis para que isto possa acontecer, precisam ser estimuladas pela família despertando o desejo de aprender, através de jogos, brincadeiras e leituras de livros.
É preciso que os pais acreditem em seus filhos, mesmo naqueles que apresentam mais dificuldades e procurem realizar uma parceria com a escola para que a criança seja atendida em suas necessidades e consiga ter sucesso em sua vida escolar!
Quando uma criança não aprende, é porque não consegue, nunca porque não quer!
Existem muitos fatores que interferem na aprendizagem: pedagógicos, neurológicos, emocionais, familiares etc...
Não podemos, de maneira alguma, taxarmos de disléxica uma criança, que não consegue aprender a ler no seu primeiro ano de escolaridade.
Costumo sempre dizer aos pais, que as crianças são como as frutas, que não amadurecem todas ao mesmo tempo. Cada uma tem o seu ritmo e o seu tempo de aprender. Elas necessitam de condições favoráveis para que isto possa acontecer, precisam ser estimuladas pela família despertando o desejo de aprender, através de jogos, brincadeiras e leituras de livros.
É preciso que os pais acreditem em seus filhos, mesmo naqueles que apresentam mais dificuldades e procurem realizar uma parceria com a escola para que a criança seja atendida em suas necessidades e consiga ter sucesso em sua vida escolar!
Quando uma criança não aprende, é porque não consegue, nunca porque não quer!
quinta-feira, 1 de março de 2012
A VOLTA DO VELHO PROFESSOR
Em pleno século XX, um grande professor do século passado voltou á Terra e, ficou abismado com o que viu: as casas altíssimas, as ruas pretas, passando umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas em alta velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor não conhecia (poluição, avião, rádio, metrô, televisão...); os cabelos de umas pessoas pareciam com o tempo das cavernas...e as roupas deixavam o velho professor ruborizado.
muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou um susto com o padre que não mais rezava em latim, com o órgão mudo e um grupo de cabeludos tocando uma música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com um ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons.. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola e, finalmente,sentiu um grande alívio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando... e os alunos escutando, escutando, escutando...
Assinar:
Postagens (Atom)