terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O BRILHO DO OLHAR DE UM MENINO SOLETRANDO SONS !

Os alunos participantes desta experiência, são crianças entre 8 a 12 anos de idade, com histórico de repetência em uma ou mais séries do currículo.
Eles chegam para a avaliação, tristes, desanimados, sem nenhuma esperança e nem vontade de aprender, acompanhados por mães ou pais cansados de serem chamados nas escolas para resolverem o problema de seus filhos. São mães que durante anos fazem os temas para o filho, que não sabe fazer o que é pedido, porque não sabe ler o que copiou. Assim o caderno fica completo, mas a aprendizagem não acontece e o fracasso vai aparecer na hora da prova, quando a mãe não está por perto ''para ajudar o seu filho''!
Quando uma criança é reprovada duas ou mais vezes ou é aprovada por antiguidade sem conseguir aprender a ler, ela precisa de ajuda! De nada adianta colocar no seu caderno "Você deve se esforçar!"Estudar mais!" Se a criança não aprendeu após dois ou três anos de escolarização é óbvio que ela não consegue sozinha, precisa de recuperação paralela em turno inverso,atendimento em Classe de Recursos Especiais! É necessário retomar o processo de alfabetização, utilizando outro método, outras atividades, que a ajudem a se alfabetizar!
"Não é admissível que crianças frequentem três ou quatro anos uma escola e não se alfabetizem!"Isto é de nossa responsabilidade! Se não conseguimos, vamos procurar ajuda para esta criança!
Este trabalho foi inspirado no "Programa Alfa e Beto do Professor João Batista de Oliveira! No qual ele afirma que: "ALFABETIZAR É REVELAR O SEGREDO DO CÓDIGO!"
Inicio o trabalhando com a criança os sons de todas as letras do alfabeto! O nome da letra dificulta a leitura! O "C" de" Casa", não é o mesmo som do "C " de "Cedo", bem como, o "G" de "Gato",não é o mesmo som "G" de "Gelo".
Observo também as crianças dizendo B mais a Ba ; L mais a La. Acho que esta leitura feita como se fosse uma operação matemática é um processo muito lento, que exige memorização dos nomes das letras, dificultando a leitura!
No segundo momento trabalho com o jogo de memória ou com o Lince, onde o aluno faz a correspondência do som inicial com a palavra e o desenho. Destacando sempre o som inicial. Exemplo:/ E /de Elefante, /L/ de Leão.
Á seguir trabalhamos com as letras que ajudam a formar os sons: a -é-ê-i-ó-o-u-am-om-um-ã-ão.
Realizamos um baile de letras, utilizando a música "Seu Serafim":
Olha aqui Seu Serafim! Esta letra faz assim: BBBBBBB com A, ela faz BA, com E ,ela faz BE, com I,ela faz BI, com O,ela faz BO, com U, ela faz BU. BA-BE-BI-BO-BU!
Segue o baile com outras consoantes, exceto o C e o G, que mudam de som perto do E e do I.
Os alunos portam colares com as letras e ao se aproximarem das vogais dão-se as mãos e formam as sílabas!
Dando continuidade ao trabalho, iniciamos a leitura de palavras simples como: DADO-TATU-MALA-BOTA-SINO-VELA, sempre articulando o sons, dando ênfase a discriminação auditiva!
Utilizamos um jogo de sílabas onde a criança vai formando as palavras de acordo com os desenhos da cartela. Leitura e Cópia das palavras! Ditado e elaboração de frases!
Foi esta experiência que me proporcionou ver o brilho no olhar de um menino de 12 anos,que frequentava uma Classe Especial, há 5anos, soletrando sons dizer:" Pai eu sei ler!"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Vou relatar algumas experiências que tive este ano e que me causaram grande preocupação, uma delas foi o grande número de alunos de 3o e 4o ano,que apresentam grandes dificuldades na leitura e na escrita. Na verdade, estão frequentando estas séries, mas não completaram o processo de alfabetização sendo capazes de escrever apenas palavras simples, como gato, pato, uva. Apresentando dificuldades em ler e escrever palavras como galinha, chave, circo, coelho, trem, fruta, jacaré e girafa.
Quando isto acontece há necessidade de retomar o processo de alfabetização, fazendo um levantamento das dificuldades apresentadas pelo aluno, que normalmente aparecem em palavras com j/g, c/s,br/cr, lh/nh/ch.
Não basta corrigir a palavra! É necessário que estas dificuldades detectadas sejam trabalhadas com o aluno, através de atividades paralelas, para que ele consiga superar estas dificuldades.
Professor! Utilize o ditado para detectar as dificuldades de seu aluno e através dele realize atividades e jogos para trabalhar as dificuldades ortográficas apresentadas por eles.
Visite o meu Blog: "USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO " e veja uma sugestão de atividade no post "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO"e o" RELATO DA EXPERIÊNCIA APRENDENDO NO COMPUTADOR"

VAMOS COMPARTILHAR O QUE HÁ DE BOM?

SE VOCÊ PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM SUCESSO RELACIONADA A ESTE TEMA, COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS! ESTE BLOG ESTÁ ABERTO PARA PUBLICAR O SEU TRABALHO OU A SUA IDÉIA!
UTILIZANDO O LEMA DO SITE www.ted " GENTE QUE TEM O QUE DIZER E NÃO GUARDA ISSO SÓ PARA SI! "

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reflexões!

Engraçado né? A gente pensa que manda na nossa vida, que resolvemos as coisas, que fazemos o que queremos e que tudo depende da nossa vontade, mas na verdade é a vida que manda na gente! Existem muitas coisas que acontecem, e que não sabemos a razão e o porquê de acontecer, e foi o que aconteceu comigo neste ano. Eu havia decidido que iria sair do serviço público, que iria trabalhar como psicopedagoga em consultório particular e nada do que eu havia pensado e planejado deu certo e continuei realizando o meu trabalho como psicopedagoga no CEAE.
Parafraseando um filósofo ou poeta " A vida tem razões que o próprio coração desconhece!"
Acho que a minha missão como psicopedagoga, ainda não terminou, tenho coisas para fazer e para aprender no meu trabalho!
Então vou continuar!!!! Vou deixar a vida me levar!!!!!!!!!!!!!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ANO NOVO! VIDA NOVA!

A cada ano que se inicia fazemos planos e nos propomos a realizar projetos novos ou antigos, que muitas vezes ficaram para trás, em função de outras prioridades, que vão surgindo em nossas vidas.
Durante o ano de 2010, o meu Blog" Dificuldades de Aprendizagem", ficou em segundo plano, na minha vida, para não dizer que ficou quase que totalmente abandonado, apesar de ser um projeto muito importante para mim, porque ele me possibilita compartilhar um pouco do meu trabalho como psicopedagoga com professores e com pais de alunos, que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Neste ano, completo 39 anos, de trabalho, como professora e psicopedagoga, e devo solicitar a minha aposentadoria.
Ser professora e, em especial, o trabalho como psicopedagoga clínica, o qual tive privilégio de realizar, junto ao Centro Especializado de Assistência ao Educando, foi muito importante para mim, como pessoa e como profissional da área da educação.
E agora? Esquecer tudo isto? Deixar para trás, todos os cursos, todos os conhecimentos acumulados ao longo dos anos, como se fossem papéis velhos, que não servem para nada, só para serem queimados ou jogados no lixo? Ou tentar contribuir, compartilhar nossas experiências e idéias com nossos colegas?
O Blog nos dá a possibilidade de participar, de expor nossas idéias, de compartilhar os nossos conhecimentos e as nossas dúvidas, de estarmos conectados com os nossos colegas, enfim continuar a fazer parte da comunidade escolar!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESTOU VOLTANDO!

O BLOG "S.O.S Aprendizagem nasceu em 28 de maio de 2008, fruto da minha necessidade de compartilhar com professores preocupações e experiências desenvolvidas no trabalho que realizo com crianças de séries iniciais, que apresentam dificuldades de aprendizagem, como psicopedagoga do Centro Especializado de Assistência ao Educando, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Neste trabalho clínico, que realizo há mais de 15 anos, tive oportunidade de aprender com as crianças, que avaliei e realizei atendimentos e também com seus pais. São crianças, oriundas de bairros de nossa cidade, com histórico de reprovação, e que nas sessões de avaliação, começam demonstrar progressos e desejo de aprender.
Os pais apresentam diferentes reações, muitas vezes não aceitam as dificuldades apresentadas pelos seus filhos, acham que eles são preguiçosos e não aprendem porque não querem, outras realizam as tarefas para as crianças ,outras não sabem ou não conseguem ajudar os seus filhos , e se desesperam e sofrem muito diante das dificuldades das crianças na escola!
Os comentários que tenho recebido de pais no meu Blog, nestes dois anos vem confirmar o que tenho sentido no dia-a-dia de meu trabalho, os pais desejam muito ajudar os seus filhos, mas a grande maioria não tem condições de buscar um atendimento especializado e ficam impotentes diante das dificuldades de aprendizagem apresentados pelos seus filhos.
Diante desta realidade, estou voltando para dar continuidade ao meu Blog, oferecendo mais informações e sugestões práticas, que possam auxiliar os pais a compreenderem melhor as dificuldades de aprendizagem!
Agradeço as mães e pais que fizeram comentários no meu Blog, e pelas palavras de apoio e incentivo ao meu trabalho!
Este Blog está aberto as colegas psicopedagogas, que queiram contribuir com sugestões e opiniões a respeito das dificuldades de aprendizagem!
QUERO CONVIDÁ-LOS A VISITAR O MEU OUTRO BLOG: "O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO ", ONDE VOCÊS ENCONTRARÃO VÁRIAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS UTILIZANDO O COMPUTADOR! Em especial o Relato de uma experiência com projeto e Aprendendo no computador!
















domingo, 7 de junho de 2009

MEDO DE COMPUTADOR!

Preciso confessar uma coisa para vocês! Eu tinha medo de computador!
Ë verdade!!!! Podem acreditar!!!!

O computador entrou na nossa casa há mais ou menos uns 10 anos atrás! E logo depois a Internet!
Eu já tinha alguma noção do word, mas tinha muito medo de errar!!! Perdia os textos que escrevia! Não sabia imprimir, enfim era totalmente dependente da minha filha para realizar as tarefas para os meus alunos e os trabalhos da especialização que fiz no ano 2000.
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Hoje sei que não basta a criança repetir o que dizemos para ela, não adianta ela copiar exaustivamente textos, que passamos no quadro, não adianta corrigirmos o seu trabalho com caneta vermelha, não adianta ela decorar que" d mais a é = da." Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Isto aconteceu depois que participei da "Oficina de Blogs", no ano de 2008, quando descobri neste espaço a oportunidade de expor as minhas idéias, interagir com outras pessoas e, também editar textos, usando todas as possibilidades da tecnologia.

PROFESSOR!!! UTILIZE O SEU BLOG PARA EXPOR SUAS IDÉIAS, COMPARTILHAR COM OS OUTROS SEUS TRABALHOS! A PRODUÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS!
TEM MUITA COISA BOA ACONTECENDO NAS ESCOLAS!
VAMOS DIVULGAR NOSSAS IDÉIAS E O QUE FAZEMOS ,NOS BLOGS , NO PORTAL DO PROFESSOR, VAMOS OCUPAR ESTES ESPAÇOS!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SONHO

"UM SONHO SONHADO SOZINHO É UM SONHO.
UM SONHO SONHADO JUNTO É REALIDADE!"

Raul Seixas

Vamos sonhar juntos por uma educação melhor!!!
Se você concordar com minhas idéias, mande o seu comentário!!!!!
Estou aguardando!!!!!!