quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reflexões!

Engraçado né? A gente pensa que manda na nossa vida, que resolvemos as coisas, que fazemos o que queremos e que tudo depende da nossa vontade, mas na verdade é a vida que manda na gente! Existem muitas coisas que acontecem, e que não sabemos a razão e o porquê de acontecer, e foi o que aconteceu comigo neste ano. Eu havia decidido que iria sair do serviço público, que iria trabalhar como psicopedagoga em consultório particular e nada do que eu havia pensado e planejado deu certo e continuei realizando o meu trabalho como psicopedagoga no CEAE.
Parafraseando um filósofo ou poeta " A vida tem razões que o próprio coração desconhece!"
Acho que a minha missão como psicopedagoga, ainda não terminou, tenho coisas para fazer e para aprender no meu trabalho!
Então vou continuar!!!! Vou deixar a vida me levar!!!!!!!!!!!!!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ANO NOVO! VIDA NOVA!

A cada ano que se inicia fazemos planos e nos propomos a realizar projetos novos ou antigos, que muitas vezes ficaram para trás, em função de outras prioridades, que vão surgindo em nossas vidas.
Durante o ano de 2010, o meu Blog" Dificuldades de Aprendizagem", ficou em segundo plano, na minha vida, para não dizer que ficou quase que totalmente abandonado, apesar de ser um projeto muito importante para mim, porque ele me possibilita compartilhar um pouco do meu trabalho como psicopedagoga com professores e com pais de alunos, que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Neste ano, completo 39 anos, de trabalho, como professora e psicopedagoga, e devo solicitar a minha aposentadoria.
Ser professora e, em especial, o trabalho como psicopedagoga clínica, o qual tive privilégio de realizar, junto ao Centro Especializado de Assistência ao Educando, foi muito importante para mim, como pessoa e como profissional da área da educação.
E agora? Esquecer tudo isto? Deixar para trás, todos os cursos, todos os conhecimentos acumulados ao longo dos anos, como se fossem papéis velhos, que não servem para nada, só para serem queimados ou jogados no lixo? Ou tentar contribuir, compartilhar nossas experiências e idéias com nossos colegas?
O Blog nos dá a possibilidade de participar, de expor nossas idéias, de compartilhar os nossos conhecimentos e as nossas dúvidas, de estarmos conectados com os nossos colegas, enfim continuar a fazer parte da comunidade escolar!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESTOU VOLTANDO!

O BLOG "S.O.S Aprendizagem nasceu em 28 de maio de 2008, fruto da minha necessidade de compartilhar com professores preocupações e experiências desenvolvidas no trabalho que realizo com crianças de séries iniciais, que apresentam dificuldades de aprendizagem, como psicopedagoga do Centro Especializado de Assistência ao Educando, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Neste trabalho clínico, que realizo há mais de 15 anos, tive oportunidade de aprender com as crianças, que avaliei e realizei atendimentos e também com seus pais. São crianças, oriundas de bairros de nossa cidade, com histórico de reprovação, e que nas sessões de avaliação, começam demonstrar progressos e desejo de aprender.
Os pais apresentam diferentes reações, muitas vezes não aceitam as dificuldades apresentadas pelos seus filhos, acham que eles são preguiçosos e não aprendem porque não querem, outras realizam as tarefas para as crianças ,outras não sabem ou não conseguem ajudar os seus filhos , e se desesperam e sofrem muito diante das dificuldades das crianças na escola!
Os comentários que tenho recebido de pais no meu Blog, nestes dois anos vem confirmar o que tenho sentido no dia-a-dia de meu trabalho, os pais desejam muito ajudar os seus filhos, mas a grande maioria não tem condições de buscar um atendimento especializado e ficam impotentes diante das dificuldades de aprendizagem apresentados pelos seus filhos.
Diante desta realidade, estou voltando para dar continuidade ao meu Blog, oferecendo mais informações e sugestões práticas, que possam auxiliar os pais a compreenderem melhor as dificuldades de aprendizagem!
Agradeço as mães e pais que fizeram comentários no meu Blog, e pelas palavras de apoio e incentivo ao meu trabalho!
Este Blog está aberto as colegas psicopedagogas, que queiram contribuir com sugestões e opiniões a respeito das dificuldades de aprendizagem!
QUERO CONVIDÁ-LOS A VISITAR O MEU OUTRO BLOG: "O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO ", ONDE VOCÊS ENCONTRARÃO VÁRIAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS UTILIZANDO O COMPUTADOR! Em especial o Relato de uma experiência com projeto e Aprendendo no computador!
















domingo, 7 de junho de 2009

MEDO DE COMPUTADOR!

Preciso confessar uma coisa para vocês! Eu tinha medo de computador!
Ë verdade!!!! Podem acreditar!!!!

O computador entrou na nossa casa há mais ou menos uns 10 anos atrás! E logo depois a Internet!
Eu já tinha alguma noção do word, mas tinha muito medo de errar!!! Perdia os textos que escrevia! Não sabia imprimir, enfim era totalmente dependente da minha filha para realizar as tarefas para os meus alunos e os trabalhos da especialização que fiz no ano 2000.
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Hoje sei que não basta a criança repetir o que dizemos para ela, não adianta ela copiar exaustivamente textos, que passamos no quadro, não adianta corrigirmos o seu trabalho com caneta vermelha, não adianta ela decorar que" d mais a é = da." Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Isto aconteceu depois que participei da "Oficina de Blogs", no ano de 2008, quando descobri neste espaço a oportunidade de expor as minhas idéias, interagir com outras pessoas e, também editar textos, usando todas as possibilidades da tecnologia.

PROFESSOR!!! UTILIZE O SEU BLOG PARA EXPOR SUAS IDÉIAS, COMPARTILHAR COM OS OUTROS SEUS TRABALHOS! A PRODUÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS!
TEM MUITA COISA BOA ACONTECENDO NAS ESCOLAS!
VAMOS DIVULGAR NOSSAS IDÉIAS E O QUE FAZEMOS ,NOS BLOGS , NO PORTAL DO PROFESSOR, VAMOS OCUPAR ESTES ESPAÇOS!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SONHO

"UM SONHO SONHADO SOZINHO É UM SONHO.
UM SONHO SONHADO JUNTO É REALIDADE!"

Raul Seixas

Vamos sonhar juntos por uma educação melhor!!!
Se você concordar com minhas idéias, mande o seu comentário!!!!!
Estou aguardando!!!!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

SUCESSO NA ESCOLA!


"Todos nós nascemos para ter sucesso e por ele brigamos.
Ninguém aceita o fracasso, muito menos o aluno, que convive com um grupo, em que está sempre sendo observado e criticado por colegas.
Por isso,quando este sucesso não acontece, é preciso sensibilidade bastante para detectar o porquê e ajudar o aluno a vencer suas dificuldades."


sexta-feira, 20 de março de 2009

PARA AS MÃES!

Atendo crianças com dificuldades de aprendizagem há quase quinze anos . Acompanho a preocupação e, por que não dizer o sofrimento de muitas mães por não saberem o que fazer para ajudar os seus filhos.
As mães sofrem a pressão da escola, brigam com os filhos, prometem prêmios e castigos! Chegando muitas vezes a fazerem as tarefas do filho em casa para tentar ajudá-lo de alguma forma. As crianças tem consciência de suas dificuldades e também sofrem muito , por não conseguirem aprender a ler, por terem a letra feia, por irem mal nos ditados e nos cálculos.
É importante lembrar que ninguém vai mal na escola por vontade própria, são muitos os fatores que interferem na aprendizagem: orgânicos, intelectuais, neurológicos , psicológicos ,familiares e escolares, sendo necessário uma avaliação e um diagnóstico realizado por um profissional da área, seja psicólogo, psicopedagogo ou médico neurologista.

Este blog nasceu há quase um ano, voltado para professores das séries iniciais e supervisores escolares escolares, não sei se estou alcançando o meu objetivo, porque não recebi nenhum comentário dos meus colegas. Gostaria de registrar e agradecer os comentários que a mãe Inês Campos de Valparaíso GO fez, e que me emocionaram muito e me motivaram a seguir com este meu trabalho de repartir um pouco do que eu sei sobre as Dificuldades de aprendizagem.

Mães não desistam nunca de seus filhos! Lutem por eles! Procurem ajuda com profissonais ou em centros , como o Centro Especializado de Assistência ao Educando, que funciona junto a 6a Coordenadoria de Saúde em Passo Fundo RS e, que presta um serviço totalmente gratuito para alunos das Escolas Estaduais, sendo necessário apenas o encaminhamento da professora.

QUANDO O ALUNO RECEBE O TRATAMENTO QUE NECESSITA, CONTRIBUÍMOS PARA DIMINUIR OS ALTOS ÍNDICES DE REPETÊNCIA E EVASÃO NAS ESCOLAS!

DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU!

"DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU,
TENTE COMPREENDER PORQUE DESEJO CRESCER COMOEU SOU!
NÃO COMO MINHA MÃE QUER QUE EU SEJA,
NEM COMO MEU PAI ESPERA QUE SEREI,
OU MEU PROFESSOR PENSE QUE EU DEVERIA SER.
POR FAVOR, TENTE COMPREENDER-ME E AJUDE-ME A CRESCER,
ASSIM COMO EU SOU!"

segunda-feira, 16 de março de 2009

COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:
  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
  • Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.
O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 grupos
a-o-d-g-q
m-n-z-x-v
e-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

ENSINAR CRIANÇAS

''QUERO ENSINAR CRIANÇAS!

ELAS AINDA TEM OS OLHOS ENCANTADOS, COM ACAPACIDADE DE SE ASSOMBRAR DIANTE DO BANAL.

PARA AS CRIANÇAS TUDO ÉESPANTOSO, UM OVO, UMA MINHOCA, UMA PIPA NO CÉU, UM PIÃO NA TERRA,COISAS QUE OS ERUDITOS NÃO VÊEM!"

RUBEM ALVES

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

APRENDENDO COM O COMPUTADOR


A informática nas séries iniciais pode trazer de volta o prazer de sonhar e de aprender com liberdade.
Construir um espaço na escola, onde o lúdico, o jogo e a brincadeira se tornem algo real é um desafio e um compromisso muito grande,considerando que em nome da educaçào formal, cerceia-se a criatividade e a inteligência de nossos alunos, o que os deixam desmotivados para a aprendizagem.

Sabemos atrvés de várias pesquisas e estudos realizados, que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança,auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos. Os jogos são importantes instrumentos pedagógicos, que tem o poder de melhorar a auto estima e aumentar os conhecimentos da criança, quando utilizados com objetivos definidos.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
O ato de jogar é tão antigo quanto o homem, na verdade o jogo faz parte na essência do ser humano. Hoje pelo despreparo, os profissionais da área, deixam este importante recurso de lado, desconhecendo a importância de brincar, ou seja, de jogar no processo de construção do conhecimento.

Nos últimos anos a informática na alfabetização, vem conquistando um espaço cada vez maior, tendo em vista que ela proporciona um ambiente de ensino-aprendizagem individualizado (adaptado as características de cada aluno).

A informática mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento podendo auxiliar no desenvolvimento da memória, orientação temporal e espacial, coordenação motora, percepção visual e auditiva, na linguagem e no raciocínio .

Segundo Vigotski, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração(VYZ 83).

Para utilizar os jogos computadorizados dentro de um processo da construção da aprendizagem faz-se necessário uma avaliação prévia do tipo de jogo, levando em consideração o conteúdo, relacionado-o com a faixa etária do seu público alvo e os objetivos a serem trabalhados com o aluno.
O trabalho desenvolvido pelo setor de Psicopedagogia no Centro Especializado de Assistência ao Educando é realizado pela psicopedagoga Beatriz Maria de Azevedo Virissimo, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
O projeto “Aprendendo com o computador” nasceu de um desejo de utilizar a informática para auxiliar crianças com problemas de aprendizagem.
O trabalho vêm sendo desenvolvido desde 2004, no Centro Especializado de Assistência ao Educando, com apenas um computador, atendendo a crianças de 1ª e 3ª séries de Escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo, com histórico de reprovação e com dificuldades escolares.
Os alunos participantes deste projeto são previamente avaliados e a partir de dificuldades apresentadas são selecionadas atividades específicas de organização espacial e temporal, percepção visual e auditiva, memória, atenção, dificuldades ortográficas, traçado de letras, coordenação motora e seqüência lógica.
O trabalho é realizado individualmente ou em duplas, utilizando programas educacionais e softwares de acordo com as dificuldades apresentadas pelas crianças.
Durante a realização do projeto observou-se que os jogos e as atividades lúdicas contribuem significativamente no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças auxiliando em sua aprendizagem.
A partir desta experiência realizada e dos resultados obtidos com as crianças que participaram do projeto “Aprendendo com o computador”, procurou-se o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Passo Fundo e foi proposta uma parceria para se estender o projeto a escolas com laboratório de informática, onde o professor de classe de reforço, classes especiais e de recursos pudessem realizar o trabalho com seus alunos.
Nasceu então o projeto “Aprendendo e Ensinando com o Computador” do qual participaram 12 professores de classes de 1ª e 2 séries, classe especial, classes de reforço e de recursos de 8 escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo de abrangência da 7ª (Coordenadoria Estadual de Educação), proporcionando atendimento psicopedagógico e inclusão digital para 193 alunos dentro de sua escola.
Nos encontros quinzenais realizados no NTE, os professores tiveram oportunidade de aprender com o computador, discutir assuntos pedagógicos, assistir vídeos, explorar jogos, analisar softwares educacionais, compartilhar experiências e dificuldades. Nas escolas aplicar os conhecimentos adquiridos junto aos seus alunos, ensinando com o computador utilizando a informática aplicada à educação.



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

APRENDER E ENSINAR COM O COMPUTADOR

Os computadores estão chegando as escolas!!!Inclusão digital!!!Acesso gratuito à Internet!!!

E agora??? É a tecnologia ao alcance de alunos e professores das escolas públicas!!! Vamos usar!

Vamos aprender para poder ensinar utilizando o computador!!!

A entrada da informática nas escolas pode ser a mola propulsora das transformações tão necessárias na escola pública.
A estrutura conservadora da escola, a falta de suporte teórico , o medo e o despreparo do professor são fatores que estão dificultando a chegada da tecnologia até os alunos.
Nossos alunos hoje, sabem mais do que nós o que fazer diante de um computador!!!
Não é a mera entrada da informática nas escolas, que alterará o curso do ensino-aprendizagem, mas sim, sua utilização como nova nova mídia educacional, servindo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados,com objetivos definidos.
É necessário, que o professor se integre neste processo, aprendendo a utilizar o computador para ensinar reconhecendo-se como um facilitador da aprendizagem.
É o professor que cria, organiza o ambiente onde ocorre a aprendizagem, cabendo a ele facilitar este processo, fornecendo recursos para que o aluno desenvolva ao máximo , seu processo de aprender.
O computador só se torna um instrumento de ensino-aprendizagem, quando está inserido no contexto de atividades que desafiem o grupo em seu crescimento, possibilitando a construção do seu conhecimento, na relação com o outro, com a máquina e o professor.
Quando o professor da turma conduz os seus alunos aos laboratórios e desenvolve com eles atividades que dão continuidade as atividades da sala de aula, o computador se torna uma ferramenta educacional, poderoso recurso no processo de ensino-aprendizagem.
Para que o professor possa desenvolver o trabalho de informática educativa é importante que aprenda autilizar a máquina, pesquise e conheça softwares e aplicativos educacionais e suas possibilidades ,integrando os as suas atividades curriculares, unindo sua visão pedagógica, com as possibilidades da informática.

PROFESSOR!!! INCLUA-SE NA ERA DIGITAL!!! INFORME-SE!!! FAÇA O CURSO DE LINUX!!! É GRATUITO!!!
VEJA MAIS SOBRE ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR!!!
VISITE O BLOG DA BIA!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

ENSINAR HOJE NA ESCOLA PÚBLICA !

Quando se olha o ensino de primeiro grau se sente uma verdadeira impotência.
Ensinar hoje, na escola pública é um ato de desespero e de indignação e ao mesmo tempo um desafio!
O professor procura no dia-a-dia conviver com seus conflitos e de seus alunos e neste contexto ensinar e aprender.
Ao lado da desvalorização da nossa profissão e das dificuldades que encontramos no trabalho com nossos alunos, precisamos trabalhar buscando uma nova competência pedagógica, que passa pelo compromisso do professor e por repensarmos a nossa prática pedagógica.
Como ensinar e aprender sem acreditar na profissão? Sem envolvimento e compromisso?
Só queixar-se de nada adianta!
A mudança passa pela vontade dos professores de assumir a escola pública como um espaço político de exercício de cidadania comprometida e pela vontade coletiva de melhorar a qualidade do ensino .
Precisamos trabalhar, buscando uma nova competência pedagógica.
O mundo mudou, os alunos mudaram e a escola, os professores continuam com as mesmas atividades, os mesmos conteúdos, os mesmos métodos, as mesmas queixas em relação aos alunos e a família!
PROFESSOR!
DÊ A SUA OPINIÃO! VAMOS PENSAR JUNTOS !
O QUE VOCÊ ACHA DO QUE APARECE NA CAPA DA VEJA DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2008? "O inssino no Brasiu é otimo"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DISCALCULIA

É uma dificuldade que atinge a função docálculo no seu todo, tanto nas funções numéricas, quanto nas relações entre elas.

FORMAS COMO APARECEM AS DIFICULDADES DE MATEMÁTICA

  • Falhas no pensamento operatório : Faltam estruturas mentais ( Maior, menor, antes e depois em relação aos números, impossibilidade em fazer cálculos mentais sem apoio concreto, dificuldade para compreender ordens nas operaçòes, reversibilidade.
  • Dificuldade de organização espaço=temporais: Inversão na escrita dos núneros e nas cifras (57 -75), falhas no reconhecimento e discrimiação de figuras geométricas, realização de operações na ordem inversa;
  • Dificuldade de figura fundo: falhas de atenção, saltar operações em um problema, adicionar em vez de subtrair, confudir os números a serem multiplicados, etc...
  • Falhas lingüísticas : dificdade de captação da estrutura de um problema, através da leitura de seu enunciado;
  • Erros extranhos: Associaçöes raras e absurdas que a criança cria;
  • Falhas de sobrecarga: Observa-se em operaçoes muito extensas ou em problemas de muitos passos, onde começam a aparecer falhas de evocaçào correta da tabuada, falhas de figura fundo ou erros estranhos;
  • Falhas de memória: dificuldade de fixar atabuada, esquecimento de efetuar a compensação na adição, subtração ou multiplicação. esquecimentode efetuar parte da operação ou problema.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DISORTOGRAFIA

Caracteriza-se de uma maneira geral, por erros na transformação do som no símbolo gráfico, ocasionando:
  • substituição das letras : (D/T S/C X/CH etc...)
  • omissões : (balea /baleia )
  • acréscimos :(ritimo /rítmo
  • transposição: (tocovelo /cotovelo)
Pode-se classificar a disortografia em dois tipos:
  • De origem auditiva: quando as substituições de letras se dão a nível de sons acústicamente próximos, ou seja, fonemas que se opõem pelo traço de sonoridade (sonoro/surdo).Exemplos:P/B =pola/bola T/D =tato/dado F/V=fome/vome X/CH - J/G=juva/chuva
  • De origem visual: mais freqüentes que os auditivas, refletem falhas na percepção e na memória visual. Exemplos: S/ C/ SS/ Ç/SC/ X/ M/N/ J/G L/U X/Z/S
A alta incidência deste tipo de erro parece dever-se em primeiro lugar as peculiaridadesda língua portuguesa, onde:
Um fonema pode ser representado por vários grafemas:
O som do S é grafado por S/ SS/ C/ Ç/ SC/ SÇ/ X
Um fonema possui fonemas diversos:
O X com som de CH/S/Z/CS

PROFESSOR: Para se caracterizar uma criança como disortográfica, deve-se observar o nível de escolaridade, freqüência e tipo de erro.
Este dignóstico pode ser feito através de ditados e na produção de textos.




sexta-feira, 20 de junho de 2008

DISGRAFIA

É um distúrbio da escrita relacionado ao traçado das letras e a disposição dos conjuntos gráficos no espaço.
Podem ser devido a dificuldades motoras.
A escrita dos disgráficos motores é irregular, as linhas são mall orientadas, as letras são mal repartidas em pequenos grupos, com bruscos desníveis, às vezes no meio de uma palavra.
Observa-se no caderno do aluno ilegibilidade, lentidão demasiada para copiar, distorção das letras, forte pressão do lápis sobre o papel ou pressão muito fraca, macrografia ou micrografia, má sinergia articular cotovelo-pulso-dedos, cansaço ou dores no braço ao escrever, postura incorreta ao sentar-se.
Também podem ser devido a dificuldades de organização espacial.
Quando o aluno não respeita linhas, margens, parágrafos. Deixa espaços em branco ou espaços inadequados entre as palavras aglutinando-as ou dissociando-as, inadequação do tamanho das letras e hastes, letras e números espelhados, direção incorreta no traçado das letras.
Em geral o caderno das crianças disgráficas apresenta-se sujo, rasgado, e com "orelhas de burro".

Encontramos 5 síndromes diferentes de disgráficos:
  • Os rígidos que apresentam escrita muito inclinada, crispada, dando idéia de extrema tensão
  • Os relaxados com letras mal formadas, linhas e margens mal organizadas
  • Os impulsivos com o traçado semcontrole ,apressado e confuso, escrita muito irregular e instável. A organização da página muito ruim
  • Os inábeis que apresentam real problema na execução
  • Os lentos e precisos que caractertizam-se pela busca da precisão e do controle. As letras são precisas, apágina é organizada e a escrita é regular, porém lenta
PROFESSOR:
Algumas destas características são comuns nas escritas de crianças de 1a série.
Para ajudar a criança com disgrafia nada adianta os recadinhos:"Deves melhorar a letra!" "Mais capricho! "A criança necessita de exercícios grafomotores orientados dos movimentos necessários para o traçado correto das letras, atividades de coordenação motora fina e exercícios dígito-manual, que lhe possibilitem passar do movimento espontâneo ao movimento consciente.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

DISLEXIA

O termo DISLEXIA tem dado lugar a muitas controvérsias,chegando , por vezes , ser usado como sinônimo de distúrbios de aprendizagem.
As crianças disléxicas apresentam sérias dificuldades na leitura e, consequentemente na escrita, apesar de possuirem um bom potencial intelectual e muitas vezes serem excelentes na matemática.
A leitura do disléxico é silabada, hesitante, com muitas trocas. Tem dificuldade de compreender o que lê. Não consegue realizar uma leitura silenciosa .
Observa-se na escrita dos disléxicos grandes dificudades no ditado e na produção de textos. Podem ter disgrafia associada, trocas nas letra e números.
Apresentam perturbações da imagem corporal, na lateralidade, coordenação viso-motora, distúrbios de memória, sequência, percepção espacial e transtornos emocionais.
Na escola passam da 1a série, não conseguem sair da 2a, ou quando mais adiantados vão mal nos estudos em geral. Não gostam de estudar, são desatentas, os cadernos são desorganizados.
Os pais ficam cansados desanimados, mudam de escola, procuram professores particulares e as dificuldades persistem. Muitas vezes até a fase adulta, sendo uma síndrome de caráter hereditário, que aparece mais em meninos.

TIPOS DE ERROS DE LEITURA MAIS COMUNS NA CRIANÇA DISLÉXICA:
  • Falhas na interpretação da leitura;
  • falhas na associação do símbolo visual com seu correspondente fonético;
  • dificuldade em unir dois fonemas conhecidos para a leitura de um sílaba ou juntar sílabas para formar uma palavra;
  • tendência a ignorar os detalhes de uma palavra e basear o reconhecimento da mesma na leitura inicial, no tamanho da palavra ou em outras pistas insuficientes;
  • lentidão demasiada;
  • leitura aparentemente fluída, mas com acréscimos, aglutinações,inversões e /ou substituições semânticas;
  • falhas no ritmo da leitura, ausência de entonação e melodia verbal durante a leitura, que se torna silábica, monótona e cansativa;
  • dificuldade na interpretação da leitura, determinando uma perda de motivaçào para a aprendizagem.

PROFESSOR:
A criança para ser considerada disléxica tem que conseguir aprender a ler. Existem testes específicos que auxiliam o diagnóstico da dislexia. Uma criança que não consegue aprender a ler, com uma ou mais repetência, necessita de um psicodiagnóstico para ser avaliada em relação ao seu quociente intelectual.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


VAMOS FALAR
SOBRE AS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Considerando as características comuns apontadas por diversos autores, pode-se considerar como
portadores de Distúrbios Específicos de Aprendizagem, aquelas crianças que:
Apesar de possuirem um bom potencial intelectual, não serem portadores de deficiências sensoriais, não apresentarem evidente patologia a nível cerebral, não serem necessariamente provindas de um ambiente sócio-econômico-cultural desfavorecido e não apresentarem necessariamente distúrbios emocionais severos apresentam deficiências na atenção, memória, percepção, cognição ou na linguagem, ocasionando dificuldades na aprendizagem, que podem apresentar-se sob a forma de:

.Dificuldade na leitura DISLEXIA E/OU
.Dificuldade na grafia DISGRAFIA E/OU
.Dificuldade na ortografia DISORTOGRAFIA
.Dificuldade na matemática DISCALCULIA

quarta-feira, 28 de maio de 2008

S.O.S APRENDIZAGEM

Este blog está nascendo com objetivo de auxiliar o professor das séries iniciais no seu trabalho com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
S.O.S Aprendizagem pretende tornar-se um canal de comunicação entre os professores para dividir e multiplicar conhecimentos.
Espero poder ajudar os professores no seu trabalho, oferecendo sugestões de atividades que possam ser realizadas com seus alunos.
Colegas! Sintam-se à vontade para expor suas dificuldades e também suas opiniões sobre o que escrevo e coloco neste blog. Juntos podemos aprender mais, construir uma rede de saberes e melhorar a educação deste país!
A educação acontece no dia-a-dia, em cada sala de aula deste país e é o que fazemos com o nosso aluno , o que conta. Vamos fazer o melhor que pudermos!
Professor! Crie o seu blog ! Relate suas experiências! Divulgue o seu trabalho e o de seus alunos!
Conecte com o mundo! Aprenda e ensine utilizando o computador! Experimente! Vale a pena!

terça-feira, 29 de abril de 2008

APRENDENDO COM OS BLOGS

Os conhecimentos que a "OFICINA DE BLOGS", realizada no NTE de Passo Fundo, durante o mês de abril e maio de 2008, para mim , foram valiosíssimos . Posso dizer, que abriram os meus horizontes , porque descobri na blogsfera um mundo novo, cheio de atrativos e de idéias novas.
Visitando blogs educativos, que é o tema do meu projeto, eu encontrei outra face da educação, pessoas que eu não conheço, que talvez eu nunca venha a conhecer, mas que eu tive imenso prazer em conhecer, porque eu senti nelas através de seus blogs, uma vontade muito grande de fazer alguma coisa nova pela educação e isto me contagiou , me motivou para que este blog não só nasça, mas cresça e não morra.
Vou tentar repartir com vocês um pouco das minhas descobertas!