domingo, 13 de fevereiro de 2011

ANO NOVO! VIDA NOVA!

A cada ano que se inicia fazemos planos e nos propomos a realizar projetos novos ou antigos, que muitas vezes ficaram para trás, em função de outras prioridades, que vão surgindo em nossas vidas.
Durante o ano de 2010, o meu Blog" Dificuldades de Aprendizagem", ficou em segundo plano, na minha vida, para não dizer que ficou quase que totalmente abandonado, apesar de ser um projeto muito importante para mim, porque ele me possibilita compartilhar um pouco do meu trabalho como psicopedagoga com professores e com pais de alunos, que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Neste ano, completo 39 anos, de trabalho, como professora e psicopedagoga, e devo solicitar a minha aposentadoria.
Ser professora e, em especial, o trabalho como psicopedagoga clínica, o qual tive privilégio de realizar, junto ao Centro Especializado de Assistência ao Educando, foi muito importante para mim, como pessoa e como profissional da área da educação.
E agora? Esquecer tudo isto? Deixar para trás, todos os cursos, todos os conhecimentos acumulados ao longo dos anos, como se fossem papéis velhos, que não servem para nada, só para serem queimados ou jogados no lixo? Ou tentar contribuir, compartilhar nossas experiências e idéias com nossos colegas?
O Blog nos dá a possibilidade de participar, de expor nossas idéias, de compartilhar os nossos conhecimentos e as nossas dúvidas, de estarmos conectados com os nossos colegas, enfim continuar a fazer parte da comunidade escolar!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESTOU VOLTANDO!

O BLOG "S.O.S Aprendizagem nasceu em 28 de maio de 2008, fruto da minha necessidade de compartilhar com professores preocupações e experiências desenvolvidas no trabalho que realizo com crianças de séries iniciais, que apresentam dificuldades de aprendizagem, como psicopedagoga do Centro Especializado de Assistência ao Educando, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Neste trabalho clínico, que realizo há mais de 15 anos, tive oportunidade de aprender com as crianças, que avaliei e realizei atendimentos e também com seus pais. São crianças, oriundas de bairros de nossa cidade, com histórico de reprovação, e que nas sessões de avaliação, começam demonstrar progressos e desejo de aprender.
Os pais apresentam diferentes reações, muitas vezes não aceitam as dificuldades apresentadas pelos seus filhos, acham que eles são preguiçosos e não aprendem porque não querem, outras realizam as tarefas para as crianças ,outras não sabem ou não conseguem ajudar os seus filhos , e se desesperam e sofrem muito diante das dificuldades das crianças na escola!
Os comentários que tenho recebido de pais no meu Blog, nestes dois anos vem confirmar o que tenho sentido no dia-a-dia de meu trabalho, os pais desejam muito ajudar os seus filhos, mas a grande maioria não tem condições de buscar um atendimento especializado e ficam impotentes diante das dificuldades de aprendizagem apresentados pelos seus filhos.
Diante desta realidade, estou voltando para dar continuidade ao meu Blog, oferecendo mais informações e sugestões práticas, que possam auxiliar os pais a compreenderem melhor as dificuldades de aprendizagem!
Agradeço as mães e pais que fizeram comentários no meu Blog, e pelas palavras de apoio e incentivo ao meu trabalho!
Este Blog está aberto as colegas psicopedagogas, que queiram contribuir com sugestões e opiniões a respeito das dificuldades de aprendizagem!
QUERO CONVIDÁ-LOS A VISITAR O MEU OUTRO BLOG: "O USO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO ", ONDE VOCÊS ENCONTRARÃO VÁRIAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM AS CRIANÇAS UTILIZANDO O COMPUTADOR! Em especial o Relato de uma experiência com projeto e Aprendendo no computador!
















domingo, 7 de junho de 2009

MEDO DE COMPUTADOR!

Preciso confessar uma coisa para vocês! Eu tinha medo de computador!
Ë verdade!!!! Podem acreditar!!!!

O computador entrou na nossa casa há mais ou menos uns 10 anos atrás! E logo depois a Internet!
Eu já tinha alguma noção do word, mas tinha muito medo de errar!!! Perdia os textos que escrevia! Não sabia imprimir, enfim era totalmente dependente da minha filha para realizar as tarefas para os meus alunos e os trabalhos da especialização que fiz no ano 2000.
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Hoje sei que não basta a criança repetir o que dizemos para ela, não adianta ela copiar exaustivamente textos, que passamos no quadro, não adianta corrigirmos o seu trabalho com caneta vermelha, não adianta ela decorar que" d mais a é = da." Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Isto aconteceu depois que participei da "Oficina de Blogs", no ano de 2008, quando descobri neste espaço a oportunidade de expor as minhas idéias, interagir com outras pessoas e, também editar textos, usando todas as possibilidades da tecnologia.

PROFESSOR!!! UTILIZE O SEU BLOG PARA EXPOR SUAS IDÉIAS, COMPARTILHAR COM OS OUTROS SEUS TRABALHOS! A PRODUÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS!
TEM MUITA COISA BOA ACONTECENDO NAS ESCOLAS!
VAMOS DIVULGAR NOSSAS IDÉIAS E O QUE FAZEMOS ,NOS BLOGS , NO PORTAL DO PROFESSOR, VAMOS OCUPAR ESTES ESPAÇOS!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SONHO

"UM SONHO SONHADO SOZINHO É UM SONHO.
UM SONHO SONHADO JUNTO É REALIDADE!"

Raul Seixas

Vamos sonhar juntos por uma educação melhor!!!
Se você concordar com minhas idéias, mande o seu comentário!!!!!
Estou aguardando!!!!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

SUCESSO NA ESCOLA!


"Todos nós nascemos para ter sucesso e por ele brigamos.
Ninguém aceita o fracasso, muito menos o aluno, que convive com um grupo, em que está sempre sendo observado e criticado por colegas.
Por isso,quando este sucesso não acontece, é preciso sensibilidade bastante para detectar o porquê e ajudar o aluno a vencer suas dificuldades."


sexta-feira, 20 de março de 2009

PARA AS MÃES!

Atendo crianças com dificuldades de aprendizagem há quase quinze anos . Acompanho a preocupação e, por que não dizer o sofrimento de muitas mães por não saberem o que fazer para ajudar os seus filhos.
As mães sofrem a pressão da escola, brigam com os filhos, prometem prêmios e castigos! Chegando muitas vezes a fazerem as tarefas do filho em casa para tentar ajudá-lo de alguma forma. As crianças tem consciência de suas dificuldades e também sofrem muito , por não conseguirem aprender a ler, por terem a letra feia, por irem mal nos ditados e nos cálculos.
É importante lembrar que ninguém vai mal na escola por vontade própria, são muitos os fatores que interferem na aprendizagem: orgânicos, intelectuais, neurológicos , psicológicos ,familiares e escolares, sendo necessário uma avaliação e um diagnóstico realizado por um profissional da área, seja psicólogo, psicopedagogo ou médico neurologista.

Este blog nasceu há quase um ano, voltado para professores das séries iniciais e supervisores escolares escolares, não sei se estou alcançando o meu objetivo, porque não recebi nenhum comentário dos meus colegas. Gostaria de registrar e agradecer os comentários que a mãe Inês Campos de Valparaíso GO fez, e que me emocionaram muito e me motivaram a seguir com este meu trabalho de repartir um pouco do que eu sei sobre as Dificuldades de aprendizagem.

Mães não desistam nunca de seus filhos! Lutem por eles! Procurem ajuda com profissonais ou em centros , como o Centro Especializado de Assistência ao Educando, que funciona junto a 6a Coordenadoria de Saúde em Passo Fundo RS e, que presta um serviço totalmente gratuito para alunos das Escolas Estaduais, sendo necessário apenas o encaminhamento da professora.

QUANDO O ALUNO RECEBE O TRATAMENTO QUE NECESSITA, CONTRIBUÍMOS PARA DIMINUIR OS ALTOS ÍNDICES DE REPETÊNCIA E EVASÃO NAS ESCOLAS!

DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU!

"DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU,
TENTE COMPREENDER PORQUE DESEJO CRESCER COMOEU SOU!
NÃO COMO MINHA MÃE QUER QUE EU SEJA,
NEM COMO MEU PAI ESPERA QUE SEREI,
OU MEU PROFESSOR PENSE QUE EU DEVERIA SER.
POR FAVOR, TENTE COMPREENDER-ME E AJUDE-ME A CRESCER,
ASSIM COMO EU SOU!"