quinta-feira, 26 de março de 2009

SUCESSO NA ESCOLA!


"Todos nós nascemos para ter sucesso e por ele brigamos.
Ninguém aceita o fracasso, muito menos o aluno, que convive com um grupo, em que está sempre sendo observado e criticado por colegas.
Por isso,quando este sucesso não acontece, é preciso sensibilidade bastante para detectar o porquê e ajudar o aluno a vencer suas dificuldades."


sexta-feira, 20 de março de 2009

PARA AS MÃES!

Atendo crianças com dificuldades de aprendizagem há quase quinze anos . Acompanho a preocupação e, por que não dizer o sofrimento de muitas mães por não saberem o que fazer para ajudar os seus filhos.
As mães sofrem a pressão da escola, brigam com os filhos, prometem prêmios e castigos! Chegando muitas vezes a fazerem as tarefas do filho em casa para tentar ajudá-lo de alguma forma. As crianças tem consciência de suas dificuldades e também sofrem muito , por não conseguirem aprender a ler, por terem a letra feia, por irem mal nos ditados e nos cálculos.
É importante lembrar que ninguém vai mal na escola por vontade própria, são muitos os fatores que interferem na aprendizagem: orgânicos, intelectuais, neurológicos , psicológicos ,familiares e escolares, sendo necessário uma avaliação e um diagnóstico realizado por um profissional da área, seja psicólogo, psicopedagogo ou médico neurologista.

Este blog nasceu há quase um ano, voltado para professores das séries iniciais e supervisores escolares escolares, não sei se estou alcançando o meu objetivo, porque não recebi nenhum comentário dos meus colegas. Gostaria de registrar e agradecer os comentários que a mãe Inês Campos de Valparaíso GO fez, e que me emocionaram muito e me motivaram a seguir com este meu trabalho de repartir um pouco do que eu sei sobre as Dificuldades de aprendizagem.

Mães não desistam nunca de seus filhos! Lutem por eles! Procurem ajuda com profissonais ou em centros , como o Centro Especializado de Assistência ao Educando, que funciona junto a 6a Coordenadoria de Saúde em Passo Fundo RS e, que presta um serviço totalmente gratuito para alunos das Escolas Estaduais, sendo necessário apenas o encaminhamento da professora.

QUANDO O ALUNO RECEBE O TRATAMENTO QUE NECESSITA, CONTRIBUÍMOS PARA DIMINUIR OS ALTOS ÍNDICES DE REPETÊNCIA E EVASÃO NAS ESCOLAS!

DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU!

"DEIXE- ME CRESCER COMO EU SOU,
TENTE COMPREENDER PORQUE DESEJO CRESCER COMOEU SOU!
NÃO COMO MINHA MÃE QUER QUE EU SEJA,
NEM COMO MEU PAI ESPERA QUE SEREI,
OU MEU PROFESSOR PENSE QUE EU DEVERIA SER.
POR FAVOR, TENTE COMPREENDER-ME E AJUDE-ME A CRESCER,
ASSIM COMO EU SOU!"

segunda-feira, 16 de março de 2009

COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:
  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
  • Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.
O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 grupos
a-o-d-g-q
m-n-z-x-v
e-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

ENSINAR CRIANÇAS

''QUERO ENSINAR CRIANÇAS!

ELAS AINDA TEM OS OLHOS ENCANTADOS, COM ACAPACIDADE DE SE ASSOMBRAR DIANTE DO BANAL.

PARA AS CRIANÇAS TUDO ÉESPANTOSO, UM OVO, UMA MINHOCA, UMA PIPA NO CÉU, UM PIÃO NA TERRA,COISAS QUE OS ERUDITOS NÃO VÊEM!"

RUBEM ALVES

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

APRENDENDO COM O COMPUTADOR


A informática nas séries iniciais pode trazer de volta o prazer de sonhar e de aprender com liberdade.
Construir um espaço na escola, onde o lúdico, o jogo e a brincadeira se tornem algo real é um desafio e um compromisso muito grande,considerando que em nome da educaçào formal, cerceia-se a criatividade e a inteligência de nossos alunos, o que os deixam desmotivados para a aprendizagem.

Sabemos atrvés de várias pesquisas e estudos realizados, que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança,auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos. Os jogos são importantes instrumentos pedagógicos, que tem o poder de melhorar a auto estima e aumentar os conhecimentos da criança, quando utilizados com objetivos definidos.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
O ato de jogar é tão antigo quanto o homem, na verdade o jogo faz parte na essência do ser humano. Hoje pelo despreparo, os profissionais da área, deixam este importante recurso de lado, desconhecendo a importância de brincar, ou seja, de jogar no processo de construção do conhecimento.

Nos últimos anos a informática na alfabetização, vem conquistando um espaço cada vez maior, tendo em vista que ela proporciona um ambiente de ensino-aprendizagem individualizado (adaptado as características de cada aluno).

A informática mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento podendo auxiliar no desenvolvimento da memória, orientação temporal e espacial, coordenação motora, percepção visual e auditiva, na linguagem e no raciocínio .

Segundo Vigotski, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração(VYZ 83).

Para utilizar os jogos computadorizados dentro de um processo da construção da aprendizagem faz-se necessário uma avaliação prévia do tipo de jogo, levando em consideração o conteúdo, relacionado-o com a faixa etária do seu público alvo e os objetivos a serem trabalhados com o aluno.
O trabalho desenvolvido pelo setor de Psicopedagogia no Centro Especializado de Assistência ao Educando é realizado pela psicopedagoga Beatriz Maria de Azevedo Virissimo, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
O projeto “Aprendendo com o computador” nasceu de um desejo de utilizar a informática para auxiliar crianças com problemas de aprendizagem.
O trabalho vêm sendo desenvolvido desde 2004, no Centro Especializado de Assistência ao Educando, com apenas um computador, atendendo a crianças de 1ª e 3ª séries de Escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo, com histórico de reprovação e com dificuldades escolares.
Os alunos participantes deste projeto são previamente avaliados e a partir de dificuldades apresentadas são selecionadas atividades específicas de organização espacial e temporal, percepção visual e auditiva, memória, atenção, dificuldades ortográficas, traçado de letras, coordenação motora e seqüência lógica.
O trabalho é realizado individualmente ou em duplas, utilizando programas educacionais e softwares de acordo com as dificuldades apresentadas pelas crianças.
Durante a realização do projeto observou-se que os jogos e as atividades lúdicas contribuem significativamente no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças auxiliando em sua aprendizagem.
A partir desta experiência realizada e dos resultados obtidos com as crianças que participaram do projeto “Aprendendo com o computador”, procurou-se o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Passo Fundo e foi proposta uma parceria para se estender o projeto a escolas com laboratório de informática, onde o professor de classe de reforço, classes especiais e de recursos pudessem realizar o trabalho com seus alunos.
Nasceu então o projeto “Aprendendo e Ensinando com o Computador” do qual participaram 12 professores de classes de 1ª e 2 séries, classe especial, classes de reforço e de recursos de 8 escolas Estaduais da cidade de Passo Fundo de abrangência da 7ª (Coordenadoria Estadual de Educação), proporcionando atendimento psicopedagógico e inclusão digital para 193 alunos dentro de sua escola.
Nos encontros quinzenais realizados no NTE, os professores tiveram oportunidade de aprender com o computador, discutir assuntos pedagógicos, assistir vídeos, explorar jogos, analisar softwares educacionais, compartilhar experiências e dificuldades. Nas escolas aplicar os conhecimentos adquiridos junto aos seus alunos, ensinando com o computador utilizando a informática aplicada à educação.



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

APRENDER E ENSINAR COM O COMPUTADOR

Os computadores estão chegando as escolas!!!Inclusão digital!!!Acesso gratuito à Internet!!!

E agora??? É a tecnologia ao alcance de alunos e professores das escolas públicas!!! Vamos usar!

Vamos aprender para poder ensinar utilizando o computador!!!

A entrada da informática nas escolas pode ser a mola propulsora das transformações tão necessárias na escola pública.
A estrutura conservadora da escola, a falta de suporte teórico , o medo e o despreparo do professor são fatores que estão dificultando a chegada da tecnologia até os alunos.
Nossos alunos hoje, sabem mais do que nós o que fazer diante de um computador!!!
Não é a mera entrada da informática nas escolas, que alterará o curso do ensino-aprendizagem, mas sim, sua utilização como nova nova mídia educacional, servindo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados,com objetivos definidos.
É necessário, que o professor se integre neste processo, aprendendo a utilizar o computador para ensinar reconhecendo-se como um facilitador da aprendizagem.
É o professor que cria, organiza o ambiente onde ocorre a aprendizagem, cabendo a ele facilitar este processo, fornecendo recursos para que o aluno desenvolva ao máximo , seu processo de aprender.
O computador só se torna um instrumento de ensino-aprendizagem, quando está inserido no contexto de atividades que desafiem o grupo em seu crescimento, possibilitando a construção do seu conhecimento, na relação com o outro, com a máquina e o professor.
Quando o professor da turma conduz os seus alunos aos laboratórios e desenvolve com eles atividades que dão continuidade as atividades da sala de aula, o computador se torna uma ferramenta educacional, poderoso recurso no processo de ensino-aprendizagem.
Para que o professor possa desenvolver o trabalho de informática educativa é importante que aprenda autilizar a máquina, pesquise e conheça softwares e aplicativos educacionais e suas possibilidades ,integrando os as suas atividades curriculares, unindo sua visão pedagógica, com as possibilidades da informática.

PROFESSOR!!! INCLUA-SE NA ERA DIGITAL!!! INFORME-SE!!! FAÇA O CURSO DE LINUX!!! É GRATUITO!!!
VEJA MAIS SOBRE ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR!!!
VISITE O BLOG DA BIA!!!