O PROFESSOR JOSÉ CARLOS DO BLOG PROJETOS E EDUCAÇÃO, está realizando uma pesquisa, que servirá de base para a sua monografia, onde ele solicita que as pessoas,contribuam com idéias que poderão auxiliar para melhorar a educação no ensino fundamental, médio e superior!
Achei muito interessante o tema e resolvi mandar a minha contribuição:
No meu entender e baseada na minha experiência,como psicopedagoga, acho que as crianças que não conseguirem se alfabetizar até o 2º ano, não deverão ser aprovadas!
Estas crianças necessitam ser acompanhadas e atendidas em suas dificuldades, normalmente são meros copistas, sem condições de acompanhar as séries posteriores, sem concluir o processo de alfabetização e sofrem muito com esta situação!
Os pais chegam para o atendimento,dizendo que seus filhos não sabem ler, e que mesmo assim foram aprovados! Antigamente o problema era a REPROVAÇÃO que assustava. Hoje o que nos preocupa é a quantidade de analfabetos funcionais,que estão saindo de nossas escolas, o aluno vai para a escola e não aprende!
Há alguns anos atrás, os alunos que vinham para ser avaliados e que não sabiam ler estavam frequentando a 2ª´série, hoje estão vindo muitos alunos de 3º, 4º e até de 5º ano, que apenas leem e escrevem palavras simples apresentando muitas dificuldades na ortografia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Concordo plenamente com voce, esta questão deveria ser revista, aprovar alunos sem preparação ou maturação para iniciar na leitura e escrita consequentemente ocasionara problemas serios no futuro.
Postar um comentário