terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O BRILHO DO OLHAR DE UM MENINO SOLETRANDO SONS !

Os alunos participantes desta experiência, são crianças entre 8 a 12 anos de idade, com histórico de repetência em uma ou mais séries do currículo.
Eles chegam para a avaliação, tristes, desanimados, sem nenhuma esperança e nem vontade de aprender, acompanhados por mães ou pais cansados de serem chamados nas escolas para resolverem o problema de seus filhos. São mães que durante anos fazem os temas para o filho, que não sabe fazer o que é pedido, porque não sabe ler o que copiou. Assim o caderno fica completo, mas a aprendizagem não acontece e o fracasso vai aparecer na hora da prova, quando a mãe não está por perto ''para ajudar o seu filho''!
Quando uma criança é reprovada duas ou mais vezes ou é aprovada por antiguidade sem conseguir aprender a ler, ela precisa de ajuda! De nada adianta colocar no seu caderno "Você deve se esforçar!"Estudar mais!" Se a criança não aprendeu após dois ou três anos de escolarização é óbvio que ela não consegue sozinha, precisa de recuperação paralela em turno inverso,atendimento em Classe de Recursos Especiais! É necessário retomar o processo de alfabetização, utilizando outro método, outras atividades, que a ajudem a se alfabetizar!
"Não é admissível que crianças frequentem três ou quatro anos uma escola e não se alfabetizem!"Isto é de nossa responsabilidade! Se não conseguimos, vamos procurar ajuda para esta criança!
Este trabalho foi inspirado no "Programa Alfa e Beto do Professor João Batista de Oliveira! No qual ele afirma que: "ALFABETIZAR É REVELAR O SEGREDO DO CÓDIGO!"
Inicio o trabalhando com a criança os sons de todas as letras do alfabeto! O nome da letra dificulta a leitura! O "C" de" Casa", não é o mesmo som do "C " de "Cedo", bem como, o "G" de "Gato",não é o mesmo som "G" de "Gelo".
Observo também as crianças dizendo B mais a Ba ; L mais a La. Acho que esta leitura feita como se fosse uma operação matemática é um processo muito lento, que exige memorização dos nomes das letras, dificultando a leitura!
No segundo momento trabalho com o jogo de memória ou com o Lince, onde o aluno faz a correspondência do som inicial com a palavra e o desenho. Destacando sempre o som inicial. Exemplo:/ E /de Elefante, /L/ de Leão.
Á seguir trabalhamos com as letras que ajudam a formar os sons: a -é-ê-i-ó-o-u-am-om-um-ã-ão.
Realizamos um baile de letras, utilizando a música "Seu Serafim":
Olha aqui Seu Serafim! Esta letra faz assim: BBBBBBB com A, ela faz BA, com E ,ela faz BE, com I,ela faz BI, com O,ela faz BO, com U, ela faz BU. BA-BE-BI-BO-BU!
Segue o baile com outras consoantes, exceto o C e o G, que mudam de som perto do E e do I.
Os alunos portam colares com as letras e ao se aproximarem das vogais dão-se as mãos e formam as sílabas!
Dando continuidade ao trabalho, iniciamos a leitura de palavras simples como: DADO-TATU-MALA-BOTA-SINO-VELA, sempre articulando o sons, dando ênfase a discriminação auditiva!
Utilizamos um jogo de sílabas onde a criança vai formando as palavras de acordo com os desenhos da cartela. Leitura e Cópia das palavras! Ditado e elaboração de frases!
Foi esta experiência que me proporcionou ver o brilho no olhar de um menino de 12 anos,que frequentava uma Classe Especial, há 5anos, soletrando sons dizer:" Pai eu sei ler!"