domingo, 7 de junho de 2009

MEDO DE COMPUTADOR!

Preciso confessar uma coisa para vocês! Eu tinha medo de computador!
Ë verdade!!!! Podem acreditar!!!!

O computador entrou na nossa casa há mais ou menos uns 10 anos atrás! E logo depois a Internet!
Eu já tinha alguma noção do word, mas tinha muito medo de errar!!! Perdia os textos que escrevia! Não sabia imprimir, enfim era totalmente dependente da minha filha para realizar as tarefas para os meus alunos e os trabalhos da especialização que fiz no ano 2000.
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Hoje sei que não basta a criança repetir o que dizemos para ela, não adianta ela copiar exaustivamente textos, que passamos no quadro, não adianta corrigirmos o seu trabalho com caneta vermelha, não adianta ela decorar que" d mais a é = da." Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Isto aconteceu depois que participei da "Oficina de Blogs", no ano de 2008, quando descobri neste espaço a oportunidade de expor as minhas idéias, interagir com outras pessoas e, também editar textos, usando todas as possibilidades da tecnologia.

PROFESSOR!!! UTILIZE O SEU BLOG PARA EXPOR SUAS IDÉIAS, COMPARTILHAR COM OS OUTROS SEUS TRABALHOS! A PRODUÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS!
TEM MUITA COISA BOA ACONTECENDO NAS ESCOLAS!
VAMOS DIVULGAR NOSSAS IDÉIAS E O QUE FAZEMOS ,NOS BLOGS , NO PORTAL DO PROFESSOR, VAMOS OCUPAR ESTES ESPAÇOS!