domingo, 7 de junho de 2009

MEDO DE COMPUTADOR!

Preciso confessar uma coisa para vocês! Eu tinha medo de computador!
Ë verdade!!!! Podem acreditar!!!!

O computador entrou na nossa casa há mais ou menos uns 10 anos atrás! E logo depois a Internet!
Eu já tinha alguma noção do word, mas tinha muito medo de errar!!! Perdia os textos que escrevia! Não sabia imprimir, enfim era totalmente dependente da minha filha para realizar as tarefas para os meus alunos e os trabalhos da especialização que fiz no ano 2000.
Hoje, utilizando o computador com as crianças, que apresentam dificuldades de aprendizagem, sei que me sentia como elas se sentem diante das letras e da leitura. Com medo de errar, com medo de não conseguir, precisando da ajuda de alguém, precisando do olhar, da aprovação do outro para aprender.
Hoje sei que não basta a criança repetir o que dizemos para ela, não adianta ela copiar exaustivamente textos, que passamos no quadro, não adianta corrigirmos o seu trabalho com caneta vermelha, não adianta ela decorar que" d mais a é = da." Ela precisa entender o que está fazendo, onde errou, pensar sobre o seu erro e ter a oportunidade de acertar, experimentar até entender o processo, descobrir a mágica da leitura e de escrita, como eu descobri a mágica do computador e a alegria de não ter medo do computador!!!!
Isto aconteceu depois que participei da "Oficina de Blogs", no ano de 2008, quando descobri neste espaço a oportunidade de expor as minhas idéias, interagir com outras pessoas e, também editar textos, usando todas as possibilidades da tecnologia.

PROFESSOR!!! UTILIZE O SEU BLOG PARA EXPOR SUAS IDÉIAS, COMPARTILHAR COM OS OUTROS SEUS TRABALHOS! A PRODUÇÃO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS!
TEM MUITA COISA BOA ACONTECENDO NAS ESCOLAS!
VAMOS DIVULGAR NOSSAS IDÉIAS E O QUE FAZEMOS ,NOS BLOGS , NO PORTAL DO PROFESSOR, VAMOS OCUPAR ESTES ESPAÇOS!

3 comentários:

Vivian disse...

Mãe, achei super genial e criativo esse seu post.

Foi muito perspicaz a comparação entre novas tecnologias e crianças com dificuldades de aprendizado.

Sobretudo porque o uso das novas tecnologias envolve uma quebra de paradigma semelhante a necessária para a inserção destas crianças com difuculdades no ensino tradicional.

Tenho muito orgulho e admiração por vc.

Beijos, Vivian.

Margarida disse...

Olá Bea! Achei muito interessante seu comentário. Ao mesmo tempo em que fazia a leitura, lembrava dos momentos que vivenciamos juntas algumas experiências na Informática. Me alegro em vê-la realizada e explorando cada vez mais as TICs na busca de diminuir e combater as dificuldades de aprendizagem das nossas crianças.

Nós disse...

Olá Beatriz,
Acabei de conhecer seu blog e gostaria de parabeniza-la!

Eu sou a mãe retrata no seu post “Para as mães”. Tenho um filhote com problemas de aprendizagem e em nome de todas as mães peço que continue nos dando dicas para melhorar a vida dos pequenos que enfrentam dificuldades na vida escolar.
Também criei um blog para falar sobre nossa caminhada de erros e acertos http://problemasdeaprendizagem.blogspot.com.

Por favor, não desista do blog em virtude dos poucos comentários, no nosso não há comentários, mas através do Google Analytics sabemos que recebemos mais de 100 visitas por mês. É um serviço gratuito do google que permite visualizar o número de acessos, bem como origem dos visitantes (estado, cidade, etc), tempo da visita, páginas mais visitadas.

Mais uma vez parabéns!