quinta-feira, 18 de setembro de 2008

APRENDER E ENSINAR COM O COMPUTADOR

Os computadores estão chegando as escolas!!!Inclusão digital!!!Acesso gratuito à Internet!!!

E agora??? É a tecnologia ao alcance de alunos e professores das escolas públicas!!! Vamos usar!

Vamos aprender para poder ensinar utilizando o computador!!!

A entrada da informática nas escolas pode ser a mola propulsora das transformações tão necessárias na escola pública.
A estrutura conservadora da escola, a falta de suporte teórico , o medo e o despreparo do professor são fatores que estão dificultando a chegada da tecnologia até os alunos.
Nossos alunos hoje, sabem mais do que nós o que fazer diante de um computador!!!
Não é a mera entrada da informática nas escolas, que alterará o curso do ensino-aprendizagem, mas sim, sua utilização como nova nova mídia educacional, servindo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados,com objetivos definidos.
É necessário, que o professor se integre neste processo, aprendendo a utilizar o computador para ensinar reconhecendo-se como um facilitador da aprendizagem.
É o professor que cria, organiza o ambiente onde ocorre a aprendizagem, cabendo a ele facilitar este processo, fornecendo recursos para que o aluno desenvolva ao máximo , seu processo de aprender.
O computador só se torna um instrumento de ensino-aprendizagem, quando está inserido no contexto de atividades que desafiem o grupo em seu crescimento, possibilitando a construção do seu conhecimento, na relação com o outro, com a máquina e o professor.
Quando o professor da turma conduz os seus alunos aos laboratórios e desenvolve com eles atividades que dão continuidade as atividades da sala de aula, o computador se torna uma ferramenta educacional, poderoso recurso no processo de ensino-aprendizagem.
Para que o professor possa desenvolver o trabalho de informática educativa é importante que aprenda autilizar a máquina, pesquise e conheça softwares e aplicativos educacionais e suas possibilidades ,integrando os as suas atividades curriculares, unindo sua visão pedagógica, com as possibilidades da informática.

PROFESSOR!!! INCLUA-SE NA ERA DIGITAL!!! INFORME-SE!!! FAÇA O CURSO DE LINUX!!! É GRATUITO!!!
VEJA MAIS SOBRE ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR!!!
VISITE O BLOG DA BIA!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

ENSINAR HOJE NA ESCOLA PÚBLICA !

Quando se olha o ensino de primeiro grau se sente uma verdadeira impotência.
Ensinar hoje, na escola pública é um ato de desespero e de indignação e ao mesmo tempo um desafio!
O professor procura no dia-a-dia conviver com seus conflitos e de seus alunos e neste contexto ensinar e aprender.
Ao lado da desvalorização da nossa profissão e das dificuldades que encontramos no trabalho com nossos alunos, precisamos trabalhar buscando uma nova competência pedagógica, que passa pelo compromisso do professor e por repensarmos a nossa prática pedagógica.
Como ensinar e aprender sem acreditar na profissão? Sem envolvimento e compromisso?
Só queixar-se de nada adianta!
A mudança passa pela vontade dos professores de assumir a escola pública como um espaço político de exercício de cidadania comprometida e pela vontade coletiva de melhorar a qualidade do ensino .
Precisamos trabalhar, buscando uma nova competência pedagógica.
O mundo mudou, os alunos mudaram e a escola, os professores continuam com as mesmas atividades, os mesmos conteúdos, os mesmos métodos, as mesmas queixas em relação aos alunos e a família!
PROFESSOR!
DÊ A SUA OPINIÃO! VAMOS PENSAR JUNTOS !
O QUE VOCÊ ACHA DO QUE APARECE NA CAPA DA VEJA DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2008? "O inssino no Brasiu é otimo"