sexta-feira, 20 de junho de 2008

DISGRAFIA

É um distúrbio da escrita relacionado ao traçado das letras e a disposição dos conjuntos gráficos no espaço.
Podem ser devido a dificuldades motoras.
A escrita dos disgráficos motores é irregular, as linhas são mall orientadas, as letras são mal repartidas em pequenos grupos, com bruscos desníveis, às vezes no meio de uma palavra.
Observa-se no caderno do aluno ilegibilidade, lentidão demasiada para copiar, distorção das letras, forte pressão do lápis sobre o papel ou pressão muito fraca, macrografia ou micrografia, má sinergia articular cotovelo-pulso-dedos, cansaço ou dores no braço ao escrever, postura incorreta ao sentar-se.
Também podem ser devido a dificuldades de organização espacial.
Quando o aluno não respeita linhas, margens, parágrafos. Deixa espaços em branco ou espaços inadequados entre as palavras aglutinando-as ou dissociando-as, inadequação do tamanho das letras e hastes, letras e números espelhados, direção incorreta no traçado das letras.
Em geral o caderno das crianças disgráficas apresenta-se sujo, rasgado, e com "orelhas de burro".

Encontramos 5 síndromes diferentes de disgráficos:
  • Os rígidos que apresentam escrita muito inclinada, crispada, dando idéia de extrema tensão
  • Os relaxados com letras mal formadas, linhas e margens mal organizadas
  • Os impulsivos com o traçado semcontrole ,apressado e confuso, escrita muito irregular e instável. A organização da página muito ruim
  • Os inábeis que apresentam real problema na execução
  • Os lentos e precisos que caractertizam-se pela busca da precisão e do controle. As letras são precisas, apágina é organizada e a escrita é regular, porém lenta
PROFESSOR:
Algumas destas características são comuns nas escritas de crianças de 1a série.
Para ajudar a criança com disgrafia nada adianta os recadinhos:"Deves melhorar a letra!" "Mais capricho! "A criança necessita de exercícios grafomotores orientados dos movimentos necessários para o traçado correto das letras, atividades de coordenação motora fina e exercícios dígito-manual, que lhe possibilitem passar do movimento espontâneo ao movimento consciente.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

DISLEXIA

O termo DISLEXIA tem dado lugar a muitas controvérsias,chegando , por vezes , ser usado como sinônimo de distúrbios de aprendizagem.
As crianças disléxicas apresentam sérias dificuldades na leitura e, consequentemente na escrita, apesar de possuirem um bom potencial intelectual e muitas vezes serem excelentes na matemática.
A leitura do disléxico é silabada, hesitante, com muitas trocas. Tem dificuldade de compreender o que lê. Não consegue realizar uma leitura silenciosa .
Observa-se na escrita dos disléxicos grandes dificudades no ditado e na produção de textos. Podem ter disgrafia associada, trocas nas letra e números.
Apresentam perturbações da imagem corporal, na lateralidade, coordenação viso-motora, distúrbios de memória, sequência, percepção espacial e transtornos emocionais.
Na escola passam da 1a série, não conseguem sair da 2a, ou quando mais adiantados vão mal nos estudos em geral. Não gostam de estudar, são desatentas, os cadernos são desorganizados.
Os pais ficam cansados desanimados, mudam de escola, procuram professores particulares e as dificuldades persistem. Muitas vezes até a fase adulta, sendo uma síndrome de caráter hereditário, que aparece mais em meninos.

TIPOS DE ERROS DE LEITURA MAIS COMUNS NA CRIANÇA DISLÉXICA:
  • Falhas na interpretação da leitura;
  • falhas na associação do símbolo visual com seu correspondente fonético;
  • dificuldade em unir dois fonemas conhecidos para a leitura de um sílaba ou juntar sílabas para formar uma palavra;
  • tendência a ignorar os detalhes de uma palavra e basear o reconhecimento da mesma na leitura inicial, no tamanho da palavra ou em outras pistas insuficientes;
  • lentidão demasiada;
  • leitura aparentemente fluída, mas com acréscimos, aglutinações,inversões e /ou substituições semânticas;
  • falhas no ritmo da leitura, ausência de entonação e melodia verbal durante a leitura, que se torna silábica, monótona e cansativa;
  • dificuldade na interpretação da leitura, determinando uma perda de motivaçào para a aprendizagem.

PROFESSOR:
A criança para ser considerada disléxica tem que conseguir aprender a ler. Existem testes específicos que auxiliam o diagnóstico da dislexia. Uma criança que não consegue aprender a ler, com uma ou mais repetência, necessita de um psicodiagnóstico para ser avaliada em relação ao seu quociente intelectual.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


VAMOS FALAR
SOBRE AS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Considerando as características comuns apontadas por diversos autores, pode-se considerar como
portadores de Distúrbios Específicos de Aprendizagem, aquelas crianças que:
Apesar de possuirem um bom potencial intelectual, não serem portadores de deficiências sensoriais, não apresentarem evidente patologia a nível cerebral, não serem necessariamente provindas de um ambiente sócio-econômico-cultural desfavorecido e não apresentarem necessariamente distúrbios emocionais severos apresentam deficiências na atenção, memória, percepção, cognição ou na linguagem, ocasionando dificuldades na aprendizagem, que podem apresentar-se sob a forma de:

.Dificuldade na leitura DISLEXIA E/OU
.Dificuldade na grafia DISGRAFIA E/OU
.Dificuldade na ortografia DISORTOGRAFIA
.Dificuldade na matemática DISCALCULIA