terça-feira, 29 de abril de 2008

APRENDENDO COM OS BLOGS

Os conhecimentos que a "OFICINA DE BLOGS", realizada no NTE de Passo Fundo, durante o mês de abril e maio de 2008, para mim , foram valiosíssimos . Posso dizer, que abriram os meus horizontes , porque descobri na blogsfera um mundo novo, cheio de atrativos e de idéias novas.
Visitando blogs educativos, que é o tema do meu projeto, eu encontrei outra face da educação, pessoas que eu não conheço, que talvez eu nunca venha a conhecer, mas que eu tive imenso prazer em conhecer, porque eu senti nelas através de seus blogs, uma vontade muito grande de fazer alguma coisa nova pela educação e isto me contagiou , me motivou para que este blog não só nasça, mas cresça e não morra.
Vou tentar repartir com vocês um pouco das minhas descobertas!

MINHAS EXPERIÊNCIAS

Como professora de português no início da minha vida profissional e agora como psicopedagoga clínica , sempre me preocupei com o aluno que não aprende, que apresenta dificuldades na leitura, que não copia, que tem letra feia, que repete a série, às vezes mais de uma vez, e que muitas vezes é promovido, por" antigüidade", por ser quietinho, esforçado, sem ter superado suasdificuldades, ou que os pais mudam de escola, na esperança de encontrar alguém ajude o seu filho.
Sei que você professora, encontra no seu dia a dia de trabalho estas mesmas dificuldades, e que se angustia , muitas vezes sem saber o que fazer para ajudar o seu aluno.
O aluno que apresenta dificuldades na aprendizagem , não aprende, apenas copiando, ouvindo e repetindo.
Ele necessita de atendimento especializado! Se você é professora estadual coloque as suas observações sobre o aluno em uma ficha psicopedagógica e encaminhe para o Centro Especializado de Assistência ao Educando,que funciona junto a 6a Coordenadoria de Saúde , estamos lá para auxiliá-lo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Nascendo um blog

Estou participando da Oficina de BLOGS no Núcleo de Tecnologia Educacional , porque pretendo fazer um blog direcionado para professores das séries iniciais.
Penso fazer um blog, onde o professor possa falar das dificuldades que encontra no seu trabalho com aluno que apresenta problemas de aprendizagem.
Sei que não será fácil , porque a informática é nova para mim, como é para muitos dos
professores das séries iniciais. Mas vamos tentar!
Vamos pensar juntos e tentar descobrir as soluções, senão isto vamos propor alternativas ,na troca, vamos crescer e aprender.

Como diz Paulo Freire: Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

MEU TRABALHO NO CEAE

Faço parte de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da saúde e da educação que conta com médicos, assistente social,psicólogas,enfermeira e psicopedagoga, que prestam atendimentos especializados para crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem.
O meu trabalho noCEAE é realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas com alunos das séries iniciais das escolas estaduais de Passo Fundo,,dando prioridade para alunos com histórico de repetência.